sexta-feira, 30 de novembro de 2007

O EGÍPCIO



por Quatermass



Este filme foi baseado na novela do escritor finlandês Mika Valtari. O Egípcio (The Egyptian – 1954) é um filme dúbio. Possui excelentes atores e primorosa trilha sonora de Alfred Newman, porém a direção de Michael Curtiz tem mão pesada, enquanto que o roteiro é arrastado.



Quando já velho, abandonado e prestes a morrer, o protagonista conta sua história: a do jovem e promissor médico Sinuhe (Edmund Purdon) que viveu no período do faraó Akenathon.


Apaixona-se perdidamente pela cortesã Nefer (Bella Darvi) que o expropria de todos os seus bens, inclusive a casa de seus pais adotivos. Em desespero abandona tudo, inclusive suas responsabilidades profissionais, resultando na morte do filho do faraó e seu banimento.


Outro dramalhão? Em termos! Como sempre procuro analisar o todo de uma obra cinematográfica, e esta vale a pena ser revista. O filme possui mais qualidades do que aparenta.


Oferece ao expectador uma visão desconhecida do antigo Egito: a capacidade de seus médicos de realizarem cirurgias complexas, principalmente as do cérebro (fato comprovado) e que em razão disto eram muito respeitados; mostra também o período conturbado da 18ª Dinastia e seu faraó monoteísta, que tenta quebrar as tradições de uma instituição milenar. Neste último caso, outra deturpação made in Hollywood: a tentativa de comparar o monoteísmo com a perspectiva da fé judaico-cristã (absurdo!).


Um ponto chama a atenção: nosso herói (ou anti-herói) não percebe momentos de felicidade, ao invés, persegue a riqueza, o amor platônico e constantemente demonstra sua incompreensão diante da fé, e ainda que escancaradamente as oportunidades de redenção venham a ele, sempre as deixa escapar. Arrepende-se posteriormente e no fim da vida restam apenas suas memórias.


Peter Ustinov novamente rouba as cenas, como auxiliar de Sinuhe; Victor Mature está perfeito como general Horemreb; e John Carradine, um miserável ladrão de tumbas que ajuda nosso infeliz herói a enterrar os pais no Vale dos Reis, apresenta um dos poucos, mas profundos momentos de reflexão (quem sabe de todos estes filmes épicos).



Recomendo. Para falar a verdade, não existe obra cinematográfica perfeita – quem procura defeitos sempre os acha; existem sim filmes inesquecíveis e O Egípcio é um deles.



3 comentários:

Wagner Kirmse Caldas disse...

Ele já foi lançado em DVD?
caso contrário,
onde conseguir esse filme com legenda?

Taiguara disse...

Wagner, até onde a gente sabe, esse filme não saiu no Brasil em DVD. Chegou a ser lançado no tempo do VHS. Em todo caso, dá pra batalhar ele na rede (no emule, por exemplo). Quanto à legenda, no site opensubtitles.com tem legenda pro The Egyptian em espanhol. Obrigado pelo comentário e desculpa o atraso. Espero que a gente tenha ajudado.

Anônimo disse...

Nesta época as pessoas tinham mais instrucao e o filme foi baseado em um bestseller Chamado Sinure, o egípcio. Os produtores nao eram essas burrices de hoje em dia, Hollywood nao era dominado por nepotismo e seus atores eram selecionados como qualquer indústria.
Tem algumas modificacoes no filme da história do livro. Sinure depois que perde os bens seus pais se suicidam porque se sentiram despresados por ele e pela vergonha!Porém é comprovado arqueologicamente que Eknaton foi o criador do monoteismo! A religiao crista tem muita coisa da cultura egípcia sem falar do próprio Cristo que tem vida semelhante a Osiris. O Egito foi o 1° pais cristao do mundo e a igreja Cópta onde os arqueólogos estudam o idioma antigo dos egípcios é mais antiga que a de Roma. Os mosteiros da igreja sao originários do Egito Antigo, até o confecionário, o símbolo redondo com uma cruz que representa o Sol, a Virgem Maria que muitas vezes se assemelha a Isis com Horus no colo. Se observar no youtube no search Engeneering an Empire até os burgos egípcios se assemelham ao da Idade Média!
A Religiao Judaica tem relacao com a religiao dos Fenícios e Cartagineses. Com Baal, Astarte a (prostituta Sagrada) etc... O judaísmo nao tem nada em comum com o cristianismo!

Related Posts with Thumbnails