quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Depois do Fim (1983)


por Thintosecco



Bacamarte. Há quem diga que esta foi a melhor banda de rock progressivo do Brasil, muito embora haja controvérsia.

Não tenho conhecimento para tais comparações, mas sei que existiram nos anos 70 grandes grupos nacionais, como O Terço (que deu origem ao 14 Bis), Casa das Máquinas (do qual falam maravilhas e que até hoje não tive o privilégio de ouvir), o Som Imaginário (especialmente o primeiro álbum, de 1970) e os próprios Mutantes, em sua fase progressiva.

Aqui em Porto Alegre houveram o Raiz de Pedra e o Cheiro de Vida, no início dos 80 (se estes grupos poderem ser definidos como prog...) e bem mais tarde, veio o Apocalipse, de Caxias do Sul (que chegou a fazer sucesso internacional e continua na ativa).

Mas o fato é que o Bacamarte chamou atenção com este disco. Talvez porque em 83 o estilo já estivesse em baixa, ou talvez por ser realmente muito bom. Instrumental é bacana, progressivo mesmo, com um toque brasileiro... E o vocal da Jane Duboc, nossa! Se o instrumental é bom, o vocal é maravilhoso.

Para saber mais, acesse o blog onde encontrei este tesouro, o
Caverna do Som, por aqui. No mais, o negócio é ouvir. Seguem as faixas: UFO, faixa instrumental que abre o disco e Smog Alado, com participaçao da Jane. Valeu.




2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom, sim...conheci só pela internet mesmo, através deste camarada aqui:

http://i-midia.blogspot.com/

Anônimo disse...

http://i-midia.blogspot.com/search/label/Bacamarte

Related Posts with Thumbnails