quarta-feira, 21 de novembro de 2007

ESPAÇO 1999



por Quatermass



Espaço 1999 (exibido pela TV Tupi em 1975/1977) foi um grande seriado se considerada a 1ª temporada. Explico: em razão dos custos, a produção foi dividida com a RAI. O resultado foi superior às produções anteriores.

A sinopse: uma explosão nuclear na Lua, faz com esta saia de sua órbita indo parar fora do sistema solar juntamente com uma base lunar. Possuía 24 episódios e denotava-se qualidade em todos.




No entanto, para agradar uma fatia maior de audiência, principalmente a americana, resolveram mudar a segunda temporada de maneira genial: mexeram no elenco, infantilizaram os roteiros, anarquizaram a trilha sonora e, principalmente, trouxeram o mesmo produtor que arruinou a série clássica de Jornada nas Estrelas: Fred Freiberger. Resultado: a segunda temporada foi decepcionante. Simplesmente os fãs fazem questão de esquecer.

A título de curiosidade, Espaço 1999 é distribuído lá fora da seguinte maneira: a primeira temporada é vendida em box de seis em seis episódios ou o box completo, das duas temporadas – venda casada. O motivo? Se não for assim ninguém leva a segunda temporada!

Mas voltando à primeira fase, só há elogios: Martin Landau está perfeito como comandante Konig, Barry Morse (prof. Victor Bergmann) também, e Barry Gray abandonou um pouco a música eletrônica (ainda bem!).




As estórias são ótimas, uma delas, inesquecível: O Retorno da Voyager (The Voyager’s Return) quando uma sonda espacial em retorno à Terra é interceptada pela Base Lunar Alfa, porém, descobrem que foi seguida à distância por outras três naves alienígenas. É interessante neste episódio a correlação entre exploração, paz, ciência e genocídio, bem como as diferentes interpretações de cada lado.

Vale a pena rever ou conhecer esta série, ainda que indisponível no Brasil. Quem sabe um dia alguma distribuidora tupiniquim resolva lançar as obras de Gerry Anderson por aqui?


Utilidade pública: no blog cinedivxbizarro (em seriados) se encontram links para as duas temporadas completas de Space: 1999.








4 comentários:

Anônimo disse...

Cara, isso tá cada vez melhor...! Uma viagem completa pelos espaços siderais da ficção, com escalas nas órbitas de obras fundamentais de tudo relacionado...ELP, Surfing With The Alien, ainda essas séries malucas que só aqui mesmo p'ra gente ver desencavadas...! Valeu mesmo, velho... !

...não rola alguma coisa aí sobre o Ray Bradbury, hehehe...?

Taiguara disse...

Cara, tô prevendo um post sobre o Bradbury, mais pra frente, já tenho aqui inclusive dois ebooks dele. Mas se tu estiveres com pressa, me manda um e-mail. Obrigado, meu velho! A propósito, além dos comentários, se quiseres mandar algum material (comentário de filme, seriado, etc.) que tenha a ver, vem pra cá! Abraço!

Dr. Phibes disse...

Obrigado por mencionar e indicar o Cinedivx Bizarro. Se vc quiser posso indicar seu Blog na sessão de resenhas de filmes dos meus posts.

Bethgirl disse...

Parabéns pelo blog. Realmente a gente volta ao passado e relembra com carinho. Adorei

Related Posts with Thumbnails