... E as crianças que você despreza
enquanto tentam mudar o mundo
são imunes aos seus comentários.
Elas sabem bem o que está acontecendo com elas...
David Bowie (citação feita no início do filme)
por Thintosecco
Revi este clássico há pouco tempo – cortesia de um amigão do peito, já mencionado no blog – e digo que o filme mantém o encanto. E pra quem viveu aquela época, é como se fosse olhar num espelho onde a imagem refletida é a de vinte anos atrás!
Em resumo: cinco adolescentes são obrigados a passar um sábado inteiro na escola, “de castigo” numa sala, sem nada para fazer, a não ser escrever uma dissertação de mil palavras sobre si mesmos. Parece um enredo muito chato, não é mesmo? Mas não é. Na verdade, The Breakfast Club é um dos mais clássicos filmes dos anos 80, ao lado, por exemplo, de Curtindo a Vida Adoidado, do mesmo diretor, John Hughes. Só que Clube dos Cinco é muito mais cabeça.
São reunidos cinco garotos que aparentemente nada têm em comum entre si: um “esportista”, um “nerd”, um “rebelde sem causa”, uma “patricinha” e uma “estranha”. Ao longo daquele dia, depois de várias situações inusitadas, eles descobrem que têm muito mais em comum do que imaginavam.
A trilha sonora deste filme também é um clássico, principalmente por conta de Don't You (Forget About Me), do Simples Minds - na verdade, essa música foi composta especialmente para o filme, não é de autoria da banda, que foi apenas convidada a gravá-la, tornando-se um grande sucesso – e ajuda muito a criar o clima. Don’t You toca no início e no final do filme.
Deixo o clipe do Simple Minds - onde aparecem trechos de O Clube dos Cinco – e transcrevo um comentário que achei por aí e resume tudo: Este filme é a adolescência oitentista eternizada em forma de arte!!! Quem viveu sua juventude na década de 80 com certeza pode dizer que 'The Breakfast Club' é um marco e símbolo de sua geração!
1 comentários:
Muito show Valew Tinto !!
Cara põe este comando no prompt de comando ...
Curte jornada nas estrelas ?
Que tal este easter egg no dos !!
telnet towel.blinkenlights.nl
Postar um comentário