quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Thunderbirds


por Quatermass



Não! Não se trata daquela refilmagem de três anos atrás dirigida por Jonathan Frakes! Refiro-me ao seriado inglês de 1966, cujos protagonistas eram marionetes, isso mesmo, m-a-r-i-o-n-e-t-e-s!

Thunderbirds, para quem não conhece foi um seriado criado por Gerry Anderson e apresentado pela BBC em meados da década de sessenta (e na extinta TV Tupi, no início dos anos setenta), constituído por 32 episódios de 50 minutos, e que apresentavam os resgates realizados pela organização Salvamento Internacional. Para tanto utilizava cinco máquinas denominadas Thunderbirds e numeradas de um a cinco.

Parece um seriado um tanto chato? Pois não é! As estórias eram surpreendentemente interessantes, o visual era futurista, os roteiros bem escritos e enxutos, possuía ótimos efeitos sonoros (de John Peverill); como se não bastassem as miniaturas de Derek Meddings, tinha ainda a grandiosa trilha de Barry Gray e por aí vai. É incrível que em 2004 os americanos tenham produzido aquela droga de filme sem qualquer qualidade (os atores de carne e osso eram mais inexpressivos que os bonecos)!

Se comparado com Capitão Escarlate (1967), UFO (1969/1970) e Espaço 1999 (1975/1976) – tema dos meus próximos posts - a mensagem de Thunderbirds é incrivelmente positiva, ela cativa e fascina as crianças (e os adultos de quarenta anos de roldão). Em tempo: o SBT chegou e exibir na década passada os episódios divididos em duas partes; bem como, por volta de 1987, uma distribuidora de vídeo (da qual não lembro o nome) chegou a lançar uma fita VHS. Alguns seriados surgem e desaparecem; outros permanecem para sempre em nossa memória. Só de ver e ouvir o Thunderbird 1 em ação vale o post!

1 comentários:

Taiguara disse...

Pra quem estiver a fim de procurar vídeos dos Thunderbirds na rede, uma opção interessante é pelo Bit Torrent. No blog boizebu.blogspot.com (cuidado, blog com conteúdo impróprio para menores) o pessoal achou um "torrentão" com 32 episódios. Facilitando a vida, aí está:
http://isohunt.com/
download/19279761/thunderbirds

Related Posts with Thumbnails