sexta-feira, 16 de novembro de 2007

UFO


por Quatermass



UFO (Unidentified Flying Object – 1969/1970) – objeto voador não identificado – quem como eu era guri nos anos setenta, vai se lembrar daquele seriado exibido em 1974 pela TV Bandeirantes à noite, após as 21 h.



A historia básica era a seguinte: de um planeta moribundo alienígenas desejam ocupar o planeta Terra, mas para isto devem se livrar da raça humana. Contra eles foi criada a SHADO (Supreme Headquarters Alien Defense Organisation), dotada de unidades em mar, terra, ar e espaço.


Este seriado criado por Gerry Anderson abandonou de vez as marionetes e foi constituído por atores em carne e osso. O roteiro é uma evolução de Capitão Escarlate: contém uma premissa ainda mais pessimista, onde os alienígenas não ganham, porém a raça humana toma um pau daqueles!



Por exemplo, em “Flight Path” a esposa de um técnico da SHADO é assassinada pelos aliens e este se vinga em uma missão suicida; em outro (“A Question of Priorities”) o comandante da organização deve optar entre salvar a vida de seu filho ou investigar a queda de um disco voador (é óbvio que a criança é quem dança!).



Ainda assim, os roteiros estão acima da média do produzido na época, a visão do que seria 1980 é até curiosa. O figurino é o ponto fraco da série: criado por Sylvia Anderson (sua esposa na época), é simplesmente ridículo (estranho nos anos setenta e brega nos dias atuais).



Marca também o último trabalho de Derek Meddings com Gerry Anderson, mas encerra a colaboração com maestria: até hoje seus discos voadores impressionam bastante, mesmo sem o recurso da computação gráfica (rivalizando com os discos de Ray Harryhausen em Earth versus Flying Saucers - 1956).



Barry Gray resolveu inovar, acrescentando musica eletrônica na trilha sonora – resultado estranho, mas condizente com um seriado de qualidade, que, acima de tudo, mais parece servir de laboratório para o mais ambicioso dos trabalhos de Anderson: Espaço 1999.



1 comentários:

Taiguara disse...

Para quem procurar esse seriado para download, recomendo dar uma conferida no blog cinedivxbizarro.blospot.com!Tem tudo, inclusive as legendas. Não é comercial, é utilidade pública.

Related Posts with Thumbnails