sábado, 4 de abril de 2009

PATRULHA ESTELAR



por Quatermass



O ano de 1983 não inovou somente com o surgimento da Rádio Ipanema FM aqui em POA. Estreou também a TV Manchete, com o Clube da Criança e a apresentadora Xuxa e, dentro da programação, Patrulha Estelar.




Só que, mais uma vez, verificou-se uma anor- malidade que é comum na TV brasileira: a inadequação do programa transmitido com o horário e o público a que se destina. Patrulha Estelar é desenho animado, mas não para crianças: está voltado para a faixa de público infanto-juvenil/adulto.





Patrulha Estelar/ Star Blazer/ Uchuu senkan Yamato é extremamente violento/ trágico/ politicamente incorreto/ dramático, ou seja, um ótimo desenho, desprovido das hipocrisias hoje em voga nas TVs aberta e à cabo. Seria como multiplicar por mil a violência de Príncipe Planeta e Super Homem do Espaço.




Constituído de cinco longas e três temporadas (Viagem à Iskandar – 1974, Cometa Império – 1979 e Crise Solar – 1981) somente foram exibidas as duas últimas. Conta a lenda que a TV Manchete transmitiu a primeira temporada somente para o Estado do Rio de Janeiro antes de oficialmente entrar no ar. Destes, Cometa Império é realmente a melhor das melhores, levando em conta que a qualidade de todas é indiscutível.




A história: um império que viaja em um cometa dirige-se ao planeta Terra para fins de conquistá-la. Inimigo declarado da Terra desde a temporada anterior, Desslok alia-se ao imperador Zordar, para infernizar ainda mais nossos heróis. Também em conseqüência da temperada anterior, Derek Wildstar assume o comando da Argo/Yamato, em razão da morte do Capitão Avatar, e parte novamente para salvar a Terra.




No tocante à violência, podem parecer repetitivas as temporadas, mas cada uma é especial, tanto no gosto dos fãs (que no Brasil acredito que não haja muitos, tendo em vista que somente foi ao ar em 1983/1984) como pela crítica (lá fora, claro). Mais um detalhe: a empresa dubladora de Patrulha Estelar no Brasil foi a Herbert Richers, que chegou a lançar em 1987 uma única fita VHS com 2 ou 3 episódios do Cometa Império. Uma pena que tenha ficado somente nesta tentativa, já que há tantos seriados desconhecidos saindo um DVD, ao menos poderiam distribuir este clássico!









Agora, uma boa notícia. O Fórum Seizu Animes tem a série completa, com legendas em português para download por arquivo torrent. RECOMENDADO. Cadastre-se e siga este link aqui! Obrigado! (Thintosecco)

6 comentários:

Dr. Phibes disse...

Patrulha Estelar, não perdia nenhum episodio, velhos tempos

Taiguara disse...

Doutor e amigos:

Para quem quiser matar a saudade ou conhecer essa excelente e clássica série de animação, deixo o link para um arquivo torrent com a série completa. Com legendas em português! Aí está! Basta seguir o link.

http://www.4shared.com/file/98194088/f276f380/Uchuu_senkan_yamato_TV_completo.html

Não conheço o pessoal que realizou esse trabalho, mas merecem todos os parabéns. Principalmente o KINTARO, que, ao que parece, traduziu direto do japonês. Obrigado também ao meu colega de blog que se lembrou desse baita desenho do qual assisti quase nada na sua época. Valeu!

DIOberto disse...

Olá!
Sendo vc um fã da série Patrulha Estelar/Yamato, venho fazer um convite e um pedido.


Já está agendada a sétima edição do “Dia do Fã”, que ocorrerá domingo, 27 de Março, como sempre na Estação Ciência, no bairro da Lapa, em São Paulo.


Neste ano iremos participar do evento, expondo itens/vídeos da série Yamato.


Estamos começando a selecionar o que iremos expor.
Inicialmente o grupo é formado apenas por mim, DIOberto Souza e pelo Raul Habesch.
Temos duas miniaturas relacionadas à Patrulha Estelar, e um notebook para mostrar vídeos. Estamos discutindo sobre imagens para elaborar cartaz, banner e pequenos pôsteres, e selecionando vídeos para exibir.

Todavia estamos pedindo a colaboração/participação de mais fãs, pois gostaríamos de ter mais itens da série para expor, tentar obter um projetor e/ou TV de grande dimensão e assim mais pessoas conseguirem visualizar os vídeos, e ter mais pessoas que conheçam a série para ajudar na conversação com o público.

Gostaríamos de saber se poderia participar/colaborar no evento, ou indicar participantes, ou auxiliar divulgando-o!


Contate-nos através de e-mail:
Raul Habesch - zwargh@gmail.com
DIOberto Souza - perryrhodan.souza@gmail.com
Ou através do tópico “Dia do Fã 2011” na comunidade da série no Orkut: “Patrulha Estelar”, ou também por nosso perfil no Orkut.

A série terá exibição de dois episódios (+ vídeos e trailer) no auditório da Estação Ciência, o que a deixa em destaque no evento.
Procurem na Internet (e divulguem) sobre o Dia do Fã 2011...

mario disse...

ola pessoal,

Sou muita fã desta serie, fazia parte da minha infância, vocês sabem onde posso baixar as temporadas, os links dos comentários estáo fora do ar ou desativados.

Taiguara disse...

Oi, Mário. Atualmente não sei onde encontrar Yamato para baixar. O que podemos fazer é o seguinte: entra em contato conosco pelo e-mail do blog (oplanetaehnosso@gmail.com). Te retorno quando tiver notícia. Abraço !

Anônimo disse...

Para baixar os arquivos torrent de Uchuu Senkan Yamato, sempre na melhor resolução disponível. A medida que vou conseguindo os arquivos que faltam vou disponibilizando também. Deixo disponível 24 x7 desde que não falte energia ou roubem os cabos da live TIM de novo.

Acrescentados dois filmes, de 1980 e 1983 cedidos pelo Alexandre Postigo

https://mega.nz/#F!ULZG0CiS!A2FKkEUG9rfskuI6YgTVxw

1 - Uchuu Senkan YamatoYamato - A Busca Por Iscandar - 1974
2 - Sarabá Uchuu Senkan Yamato - Ai no senshi tachi - 1978
3 - Uchuu Senkan Yamato 2 - O Cometa Império - 1978
5 - Uchuu Senkan Yamato yo Towa Ni - 1980
6 - Uchuu Senkan Yamato 3 - A Crise do Sol - 1980
7 - Uchuu Senkan Yamato - Kanketsu Hen - 1983
8 - Uchuu Senkan Yamato Fukkatsu-Hen - 2009

1 - Uchuu Senkan Yamato 2199 Hoshi-Meguru Hakobune - 2012
2 - Uchuu Senkan Yamato 2199 - 2014
3 - Uchuu Senkan Yamato 2202 - 2018

Related Posts with Thumbnails