quarta-feira, 22 de abril de 2009

PATRULHA ESTELAR parte 2



Quatermass




Este comentário não estava programado tão cedo. Mas achei que ainda ficou faltando abordar alguns aspectos, principalmente sobre aqueles que não são comumente analisados. Patrulha Estelar não apenas é um ótimo seriado por ser cult. Afinal, o que distingue Uchuu senkan Yamato/ Star Blazers/ Patrulha Estelar dos demais cults?






Primeiro: por ser violento e politicamente incorreto não representa novidade; o que realmente contribui é a forte carga dramática e trágica associadas. Não são sinônimos: dramático = comovente; trágico = funesto, fatal, que anuncia ou precede a morte. Excetuando a abertura, narrando a partida do Yamato/Star Blazers, a maioria das demais músicas incidentais são elegias. Elegia = música triste. Mas são belas elegias! O seriado aborda sempre a questão da sobrevivência da raça humana, o auto-sacrifício, a coragem, a superação de valores e a perseverança; porém, permeado por músicas eminentemente tristes.



Segundo: o Líder Desslok. Desslok de Gamilon lembra a figura de um César romano, mais evidente na primeira temporada – Viagem à Iskandar (1974). É um personagem fascinante e complexo. Por que? Porque, assim como os filmes, personagens dúbios chamam nossa atenção por sua imprevisibilidade, resultando em imediata empatia.



Terceiro: a versão japonesa & versão americana. O encouraçado Yamato realmente existiu. Foi o mais poderoso navio de sua classe já construído. Um gigantesco encouraçado dotado com os canhões de maior calibre já embarcados. Com seu navio-irmão Musashi nunca foram devidamente empregados, não destruíram navio algum, sempre neutralizados pela marinha americana.



O Yamato foi atacado e destruído por aviões em 1945, antes que pudesse se aproximar da gigantesca frota americana em Okinawa.


Por ironia, resgatado do leito seco de um oceano inexistente (resultado dos ataques de Gamilon), agora navega pelo espaço sideral, defendendo a Terra. A versão americana retira/edita detalhes originais do desenho e altera o nome do antigo navio inimigo (de Yamato para Argo), substituindo o Japão do foco central.





De início sempre achei discrepante um encouraçado viajar pelo espaço. Mas a maneira romântica como nos é contada, atenua tal disparidade; mesmo porque se alguém já assistiu ao Capitão Harlock não causará nenhuma estranheza! Taí o principal segredo de Uchuu senkam Yamato (Encouraçado Espacial Yamato)/Star Blazers/Patrulha Estelar: histórias trágicas, contadas romanticamente, sobre personagens fascinantes e de feitos heróicos.






0 comentários:

Related Posts with Thumbnails