domingo, 12 de abril de 2009

O DESAFIO DAS ÁGUIAS




Quatermass




Taí um filme de guerra descompromissado com a palavra veracidade. O Desafio das Águias (Where Eagles Dare - 1968) visa somente divertir e alcança plenamente seus objetivos. Longe de ser um filme chato, é despido de teor pseudo-político, despretensioso, desesengajado, etc. O filme estrelado por Richard Burton e Clint Eastwood é um deleite para os olhos e um descanso para o cérebro!



O objetivo da missão: resgatar um falso general americano e obter os nomes da contra-espionagem alemã que atuam na Inglaterra. O local: na Bavária, mais precisamente em Schloss Adler (O Castelo das Águias), uma fortaleza no topo de uma montanha, acessível somente por teleférico ou helicóptero.

Baseado num romance de Alistair Maclean, possui as reviravoltas típicas do escritor, do tipo: sou-não-sou/já fui, sou, ou vou ser! Mas o diretor Brian G. Hutton segura firme o timão e não deixa a peteca cair, mantendo a tensão do início até o fim.

Também é inesquecível pelo fato dos mocinhos nunca precisarem mudar o pente de munição, já que suas armas atiram indefinidamente, matando centena e centenas de alemães, muitas vezes com um único tiro!



Da mesma linhagem de Uma Batalha no Inferno (Battle of Bulge – 1965), vale como recomendação também como filme de espionagem ou aventura. Na verdade, O Desafio das Águias é um produto dos anos sessenta, mas dez anos à frente de Spielbeg e George Lucas, ou seja, não diz a que veio, mas diverte!






1 comentários:

Taiguara disse...

Rock também é cultura. Trata-se do filme que deu origem à primeira faixa do disco "Piece of Mind" do Iron Maiden!

Related Posts with Thumbnails