quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Domínio Público, já! (parte 1)



Quem acompanha O planeta é nosso! já percebeu que a gente curte um bocado filmes e seriados antigos. Provavelmente o(a) amigo(a) que está lendo este post, também. Mas onde se tem acesso a esses filmes antigos, especialmente cinema fantástico? Na TV é difícil. Na tevê aberta, as grandes redes não querem saber – o que resta, com bastante sorte, é pintar algum clássico no Intercine da Globo, mas lá na madrugada – e os canais locais preferem ceder seus horários para a programação de alguma Igreja. Até que aqui na região metropolitana de Porto Alegre ainda tem o Canal da Ulbra (48 UHF e 21 no Cabo) que exibe bastante cinema antigo de qualidade, o que é uma rara exceção entre os demais. Na TV por assinatura não é muito diferente (não tem tanto programa religioso, que até respeito, mas dá-lhe comércio eletrônico!), mas me arrisco a dizer que filme em preto e branco só tem alguma chance de passar no Telecine Cult. E as locadoras? Poucas investem nesse tipo de material e, até por isso, os lançamentos nacionais são limitados. Comprar esses filmes em DVD evidentemente sai caro, isto se conseguir encontrar o que se quer (outro dia o Anonymus Gourmet contou que mandou vir do Japão um filme antigo - italiano, se não me engano - que ele curtia, já que só lá foi lançado em DVD!

Pois é aí que entra a internet! Inevitavelmente, quem gosta de material antigo – às vezes raro – cedo ou tarde vai recorrer à rede. Isso é cair na pirataria? Bem... chegamos a uma área nebulosa. Primeiro, é bom registrar que existem, sim, filmes em domínio público. E aproveito para divulgar dois sites onde se encontram centenas de movies para download gratuito e legal. Mas não espere encontrar filmes em domínio público dublados ou legendados (aí seria muita moleza, não acha?).

Cito primeiro o www.archive.org/movies

Aqui tem um acervo imenso a ser pesquisado. Se você for em “feature films” e pesquisar “sci-fi”, ele lista 64 filmes, incluindo vários clássicos “trash” dos anos 50 e 60, além de alguns clássicos mesmo. Dá pra encontrar vários filmes do Roger Corman, por exemplo Tem outros gêneros também. No ARCHIVE dá para assistir o filme on-line ou baixa-lo, com diversas opções de tamanho e qualidade. O download é direto do site.

Outro site é o http://www.publicdomaintorrents.com/ . Sobre este, volto a comentar noutro post. E vamos falar ainda sobre fóruns e redes P2P. Se você tiver algo a acrescentar e/ou corrigir, por favor, comente! Valeu!

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails