sábado, 17 de novembro de 2007

Lucky Man

Emerson, Lake & Palmer.








Atendendo
a pedidos, chega ao blog um dinossauro dos anos 70 (na verdade é o segundo, já que o Pink Floyd teve uma postagem em outubro passado).

Conheci o ELP através
do antigo programa Onda, da TV Cultura (aqui, TVE), que nos anos 80 distinguia-se dos programas de clipes das outras emissoras por não se limitar aos sucessos do momento, mas apresentava principalmente grandes clássicos do pop/rock. Foi assim que assisti o clipe de Lucky Man, o primeiro sucesso da carreira do ELP. Uma bonita balada num clima bucólico: as principais imagens mostram o vocalista Greg Lake pescando, na companhia de seu cachorro. No final entra um solo de teclado, bem diferente, algo místico, momento em que o clipe mostra imagens da banda num local com ruínas da antiguidade clássica, possivelmente na Grécia. A banda já havia acabado, mas ganhava um fã temporão. Recentemente, soube que aconteceu exatamente o mesmo com o meu colega de blog!

Segue parte da biografia da banda, conforme consta na wikipedia, versão em português.




Emerson, Lake & Palmer (ou ELP) foi uma banda de rock progressivo britânica formada nos anos 70 por Keith Emerson (teclado), Greg Lake (guitarra, baixo e vocais) e Carl Palmer (bateria). Entrou para história da música por ser a primeira banda de rock a levar um sintetizador, na época uma aparelho gigantesco, monofônico e analógico, para um show, em fins da década de 60. Entre os seus sucessos, destaca-se Lucky Man.


A banda foi formada em 1970. Seu nome quase foi Hendrix, Emerson, Lake, and Palmer (ou HELP). Em 1969, Keith Emerson estava tocando com os The Nice, e Greg Lake estava tocando com o King Crimson. Após tocarem nos mesmos concertos algumas vezes, os dois tentaram trabalhar em conjunto, mas perceberam que seus estilos não eram compatíveis, mas sim complementares. Eles desejavam se tornar uma banda composta por teclado, baixo e bateria, algo que nunca havia sido feito ateriormente, mas sentiram que era algo utópico, e então saíram a procura de um baterista. Antes de confirmar Carl Palmer na banda, Mitch Mitchell (do Jimi Hendrix Experience) foi contactado. Ele não se interessou mas passou a idéia para Jimi Hendrix. Hendrix, cansado de sua banda e querendo experimentar idéias diferentes, expressou interesse em tocar com o grupo. Por conflitos nas agendas dos músicos isso não foi possível inicialmente, mas o plano era unir Hendrix no Isle of Wight Festival (em 1970). Infelizmente Hendrix faleceu, reduzindo a banda à Emerson, Lake and Palmer.


Os primeiros quatro anos foram muito férteis em criatividade. Lake produziu os primeiros seis álbuns da banda, começando por Emerson, Lake and Palmer em 1970, que continha o hit Lucky Man. Tarkus (de 1971), foi o primeiro álbum conceitual de sucesso da banda, descrito como uma estória de evolução reversa.


A gravação ao vivo de 1971 da interpretação da obra de Modest Mussorgsky, Pictures at an Exhibition, foi um sucesso, o que contribuiu para a popularidade da banda. O álbum de 1972 Trilogy continha o single mais vendido da banda, From the Beginning. No final de 1973, o álbum Brain Salad Surgery foi lançado, se tornando o álbum de estúdio mais famoso da banda. As letras foram parcialmente escritas por Peter Sinfield, que foi o criador do conceito King Crimson e único letrista em seus primeiros quatro álbuns.


As subsequentes turnês mundiais foram documentadas em uma gravação ao vivo tripla, entitulada Welcome Back my Friends to the Show that Never Ends. Sua maior apresentação foi o show da Isle of Wight Festival, em agosto de 1970, um dos últimos grandes festivais da era Woodstock. No final da apresentação, Emerson e Lake atiram de dois canhões posicionados nas laterais do palco.



Em abril de 1974, o ELP era a atração principal do California Jam Festival, sobrepondo banda como Deep Purple. O evento foi televisionado em todo os Estados Unidos, e é considerado como o auge da carreira da banda. O som do ELP era dominado pelo órgão Hammond e pelo sintetizador Moog de Emerson. As composições da banda eram muito influenciadas pela música erudita do período clássico, com adições de jazz e hard rock.


Pode-se dizer que, pelas citações clássicas, a banda se encaixa também no sub-gênero do rock sinfônico. Em apresentações a banda exibia uma mistura de virtuosidade musical e desempenhos teatrais. Seus shows extravagantes e muitas vezes agressivos receberam muita crítica, apesar de espetáculos do rock posteriores terem extrapolado muito mais nesses quesitos. O teatro se limitava a carpetes persas, um piano girando e um órgão Hammond sendo molestado no palco (era sempre o mesmo piano, chamado L100, sendo sempre reparado durante a noite para o próximo show).


Outro fator incomum era que Emerson levava um sintetizador Moog completo (um enorme e complexo instrumento nas melhores condições) para as paresentação, o que adicionava grande complexidade para a realização das turnês. O ELP parou por três anos para reinventar sua música, mas perdeu contato com a cena musical em transição. Fizeram turnês pelos Estados Unidos e Canadá em 1977 e 1978, para manter o contato direto com seu público. Mas com a expansão dos movimentos disco, punk e new wave, a banda não conseguiu mais se manter como inovadores da música. Eles terminaram a banda por conflitos pessoais.


Finalmente, seguem dois vídeos. Também sugiro confeir o clipe de Fanfare for the common man, no You Tube. Valeu!





2 comentários:

Anônimo disse...

Putz, esse vídeo é foda mesmo, as cenas da banda em estúdio são ótimas...! ...não, não é o vídeo, é a banda mesmo que é foda demais, hehehe...!

...e Lucky Man, que baita som...!

...mas voltando em seriados bicudos, um que eu tinha fissura de ver de novo era o Logan's Run...alguém por aí tem alguma pista?

Taiguara disse...

Logan's Run, o filme, é figurinha fácil na internet. Inclusive assisti faz pouco tempo. Tem no F.A.R.R.A. ou no Clube da Sessão da Tarde, num deles. Já o seriado, depende de pesquisa. Me lembro dele, era legalzinho, com atores diferentes do filme e tinha ainda um andróide, que não existe no filme.
Sobre o ELP? Bem, foi minha banda preferida durante um certo tempo. Mas todos os dinossauros dos 70 eram foda! Valeu.

Related Posts with Thumbnails