domingo, 9 de dezembro de 2007

DOZE HOMENS EM CONFLITO

 





por Quatermass




Não há filme com tal título, é criação minha. No entanto sintetiza a obra de Sidney Lumet, Doze Homens e uma Sentença (Twelve Angry Men - 1957)





É um filme de tribunal sem tribunal. É um filme de tribunal sem advogados, promotores, juízes, réus e testemunhas. Estes aparecem muito brevemente no início. Quando termina a instrução, o promotor de justiça é cumprimentado, o advogado de defesa mal aparece, mas a figura do Juiz é a mais importante: é a que orienta os jurados a seguirem suas convicções, porém, o veredito deve ser unânime e para condenação não pode existir uma dúvida razoável. Presença singela e sucinta. Mais singela ainda, a expressão de desesperança do jovem acusado. Os doze jurados então são encaminhados a uma sala da qual só sairão com a decisão final. 


Os fatos: discussão de pai e filho, ameaças, um grito, o pai morto e o jovem em fuga. O dia do julgamento está muito quente, prenuncia-se um temporal; e um jogo importante acontecerá. Nada mais justo que se decida logo e cada jurado volte para seus afazeres normais. Nenhum destes homens se conhece (é a própria essência do júri), sequer sabem seus nomes, estão ali eventualmente. Inicia-se então a contagem dos votos: um por um julgam o jovem culpado, exceto um voto! Absurdo! Os fatos são óbvios, as testemunhas foram precisas! Mas este jurado possui uma dúvida razoável e quer reexaminar os fatos, para desgosto dos demais.


Começa então um trabalho de desconstrução de todo o caso, a análise dos depoimentos e o conflito sempre permanente. De um lado, Henry Fonda, que aos poucos, descobre que apesar dos fatos, não há certeza absoluta quanto à autoria do crime e os demais jurados começam a reconsiderar. Do outro, Lee J. Cobb, intransigente, irascível, porém, extremamente convicto e coerente. 


É um filme sem advogados bonitões e crimes mirabolantes, mas quem precisa? É uma das obras mais inteligentes e humanistas que Hollywood já produziu! Não defendo a tese de que bandido é bonzinho; mas sim que nem todos os bonzinhos são como tal.

 

1 comentários:

Adriano Alves disse...

De facto um grande filme ...
No entanto, perdoe-me mas o título "Doze homens em conflito" não é criação sua. Em 1973, a RTP ( Rádiotelevisão Portuguesa" produziu uma versão de "12 Angry Men" precisamente com esse título "Doze Homens em Conflito", como pode ver em http://www.imdb.com/title/tt0826058/

Related Posts with Thumbnails