sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O FILME QUE MATOU SEU DIRETOR




por Quatermass



The Giant Claw (1957) foi um dos maiores disparates da ficção científica.


Seu diretor Fred F. Sears era um bom diretor, tendo dirigido inúmeros westerns e, um ano antes, uma obra-prima da ficção, Earth versus the Flying Saucer. O elenco não era ruim, ao contrário, Jeff Morrow foi um ator mediano - atuou nos excelentes This Island Earth (1955) e Kronos (1957) - e os demais inspiravam até certos ares de fidedignidade à historia.




O problema surge quando entra em cena a mistura de ‘urubu com galinha’, obra do produtor Sam Katzmann, que diante do reduzido orçamento e a ausência de um Ray Harryhausen, criou uma das piores aberrações da história do cinema.




Seria cômico se desde o início estivesse voltada para o gênero respectivo. Há paródias no YouTube, sem qualquer edição, onde os efeitos são simplesmente hilários, que, por outro lado denota a incompetência de seus técnicos.


Uma obra que, descartado o ‘bicho feio’ não seria ruim. Houve uma separação entre elenco e efeitos especiais e que na hora da edição misturou talento com má-fé, mentiras e mediocridade.


Um dentre tantos absurdos de edição é o trecho em que três caças vão atacar o animal. No mínimo há quatro modelos diferentes de aviões (F-80, F-86D, F-89 e F-102) – quatro modelos de três. E este é apenas um dos aspectos trágicos da montagem.




Nem as produções japonesas chegaram a um ponto não baixo quanto a de Katzmann. Mais, o filme é oriundo dos mesmos estúdios de Lawrence da Arábia (1962) – sem Katzmann, claro; ou seja, se redimiram posteriormente.






Mas, infelizmente, o golpe foi demais para seu diretor. Fred F. Sears caiu na bebida e morreu de desgosto ainda em 1957, meses depois da estréia de The Giant Claw. Inobstante as gargalhadas, o urubu criado pelo produtor fez sua única vítima real.




1 comentários:

Luiz_SJCampos_SP disse...

Um dos filmes mais bizarros que já tive a oportunidade de assistir.Como comédia nota 10 rs

Related Posts with Thumbnails