domingo, 26 de setembro de 2010

EXPERIÊNCIAS DE VIDA

Esta postagem dá continuidade à idéia de, vez em quando, reproduzir aqui alguns pensamentos daqueles que se dedicaram à refletir sobre a vida.

O texto a seguir foi extraído do artigo "Experiências de vida durante o processo de purficação", publicado na revista Mundo Ideal n. 093. O autor é Masaharu Taniguchi, o fundador da Seicho-No-Ie.



Muitas pessoas dificultam a vida além do necessário, porque, em vez de reconhecerem que as experiências que enfrentam são positivas e imprescindíveis para o crescimento da alma, encaram-nas como algo maléfico e tentam fugir delas.

Para a alma que, em busca da Verdade, ora a Deus e adentra numa nova vida, não existe absolutamente uma experiência que seja má. A essas pessoas não acontecem, fundamentalmente, nenhuma ocorrência que seja assustadora. (...)

A causa do fracasso das pessoas se encontra no fato de não terem mantido a paz e a serenidade mental. Manter a paz e a serenidade mental é o segredo para realizar tudo. (...)

Seja qual for a situação, não devemos proceder como um pássaro que caiu na armadilha e que bate desesperadamente as asas. Devemos concentrar toda nossa atenção em Deus, na perfeição da Imagem Verdadeira, e assim treinar habitualmente a nossa mente para ser capaz de contemplar com serenidade a perfeição de tudo que existe verdadeiramente. (...)

Não é possível conhecer a Verdade através da inteligência cerebral. Não é algo que possamos obter buscando intelectualmente, pesquisando, discutindo e debatendo sobre isso.

A Verdade não se encontra numa violenta tempestade nem numa chama que arde com furor. Ela se manifesta do fundo da alma, como um som sublime e suave, quase inaudível, que sentimos na quietude, no leve sussurro da alma. (...)

Talvez o homem não consiga compreender a vontade divina, mas o Amor de Deus está sempre junto de todas as pessoas. Nas dificuldades, o Amor de Deus nos dá forças para suportá-las; na escuridão, nos orienta para o lado da luz e, no final, nos conduz ao paraíso. (...)

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails