sexta-feira, 8 de agosto de 2008

HERÓIS OLÍMPICOS Parte 1




Aderindo ao Projeto Olímpico lançado pelo blog Vintage69, vamos falar sobre alguns personagens que nos vêm a lembrança - ou dos quais ouvimos falar - que, de variadas formas, fizeram história nos Jogos ou a partir deles. O critério é bem elástico, digamos assim. Bem, começamos então pela mais fascinante das provas: a Maratona.



ABEBE BIKILA, o campeão dos pés descalços




O etíope Abebe Bikila, ex-pastor de ovelhas e capitão da Guarda Real do Imperador Hailé Selassié, foi o primeiro homem a vencer duas maratonas olímpicas e é considerado por muitos como o maior maratonista de todos os tempos.


Em 1960, correndo descalço pelas ruas de Roma, chegou quatro minutos antes do segundo colocado e declarou que tinha fôlego para suportar mais dez quilômetros. A prova contou com 69 participantes e pela primeira vez foi disputada à noite, com guardas italianos segurando tochas ao longo do caminho. O plano de Bikila foi bastante curioso. Ao fazer o reconhecimento do trajeto, alguns dias antes, ele observou o obelisco de Axum, que tinha sido retirado da Etiópia por tropas italianas. O obelisco estava a 1,5 quilômetros da linha de chegada, bem no ponto em que o maratonista deveria dar a arrancada final.

Quatro anos depois, em Tóquio, Abebe Bikila passou por uma operação de apêndice cinco semanas antes da competição. Venceu novamente, só que calçando sapatilhas por imposição dos juízes. Na cerimônia de premiação, os organizadores japoneses esqueceram de providenciar as partituras com o hino da Etiópia. A banda aproveitou a oportunidade e tocou o hino do Japão enquanto Bikila recebia sua medalha.

Tanto em Roma quanto em Tóquio, Bikila venceu a prova estabelecendo um novo recorde mundial. Em sua terceira tentativa, na Cidade do México, ele fraturou a perna esquerda e desistiu depois de dezessete quilômetros. Em 1969, Bikila sofreu um acidente com o Volkswagen que ganhou do governo e ficou paralítico do pescoço para baixo, confinado a uma cadeira de rodas. Morreu, aos 41 anos, em 1973. Uma multidão de 70 mil pessoas acompanhou o enterro de seu herói nacional.


Confiram nos vídeos abaixo a extraordinária vitória de Bikila nos Jogos de Roma. Uma história real que supera muita ficção por aí! No mais, confesso que retirei o texto da wikipedia. Até os próximos heróis olímpicos. E fica esta postagem dedicada ao colega Sérgio. Um abraço.





0 comentários:

Related Posts with Thumbnails