quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

COMBATE



por Quatermass



Combate (Combat! - 1962/1967), apesar de conter descarado apelo maniqueísta, ainda hoje é um seriado acima da média. Por outro lado é extremamente curioso.


Apesar de sempre constar em seus créditos iniciais Vick Morrow e Rick Jason (Tenente Hanley), foi sempre o primeiro que mais se destacou, na pele do eterno Sargento Saunders.



Das cinco temporadas, somente a quinta era dotada de fotografia colorida. Isto significou um fenômeno comum na televisão brasileira na segunda metade dos anos setenta e virou os oitenta: o de transmitir exclusivamente seriados com temporadas a cores.


E também significou a despedida: do final de 1975 até início de 1976 a extinta TV Tupy exibia de segunda à sexta-feira, após a meia noite, um episódio por dia. Depois, somente foram reprisados episódios a cores na Tupy e posteriormente na antiga TV Record.


Indiferente à cor, verificou-se também uma mudança ideológica: tendo por ‘pano de fundo’ conflitos após o Dia D, as primeiras temporadas retratavam somente os dramas americano e francês. O inimigo era o sujeito que falava uma língua sem dublagem, o terceiro da relação. Em suma, era o alemão sem rosto e sem alma.



Inteligentemente e, talvez, inevitavelmente, a quinta e última temporada contém alguns dos melhores roteiros e estes já incluíam o drama alemão: o inimigo tinha identidade!




Outra peculiaridade - a irregularidade dos roteiros: alguns muito bons; outros medianos, com finais abruptos ou histórias repetitivas, que refletiam também no tempo de exibição (que variavam de 45 a 55 minutos).


Diferentemente de Band of Brothers, os comandados do Sargento Saunders nunca saíram da França, e mesmo assim, o melhor episódio de B of B é o que mais se aproxima de um episódio de Combate: justamente o oitavo - The Last Patrol, quando uma patrulha tinha que atravessar um rio e capturar um prisioneiro do lado alemão.




Outros fatores contribuíram para imortalizar a série: a presença de atores convidados (como Frank Gorshin, Robert Duval e Ricardo Montalban); a cativante abertura e a tensa música incidental de Leonard Rosenman; e o carisma de ‘Baixinho’ (Dick Peabody), Caje (Pierre Jalbert) e Kirby (Jack Hogan).




Por falar em Frank Gorshin (o Charada, do seriado Batman) foi também por sua presença no episódio A Máquina do Inferno (The Hell’s Machine) a razão de ter perdurado na memória deste comentarista quando assistiu pela última vez em dezembro de 1975 - a história: após ter seu jipe destruído por uma mina, Saunders, um oficial graduado e Gorshin são interceptados por um tanque alemão desgarrado.


Com a tripulação morta pelo impacto de um projétil, mas relativamente intacto, os três ingressam no tanque no lugar dos antigos tripulantes e posteriormente se vêem em meio a uma coluna alemã. Ao fugir desta, são perseguidos por outro tanque.

Calma internauta! Não me lembrei de tudo pela memória. Parte foi pesquisando no Internet Movie Database, parte em anotações que um projeto de nerd de 12 anos tinha o hábito de fazer e principalmente por lembranças vagas. Um episódio perdido da terceira temporada (1964-1965), mas sempre presente em algum neurônio arredio!




Assim é Combate: um seriado de guerra de certa forma inesquecível. Hoje transmitido pelo Canal TCM do qual não assino, mas depois do que escrevi pouco acima, quem precisa? Já fui criança, me fascinei e por si só já é o bastante!






3 comentários:

Amado disse...

Baixei as temporadas de 1 a 4 de Combat 1962, mas não estou conseguindo as legendas. Poderia me ajudar. grato

Thintosecco disse...

Olá, amigo.
Tem algumas legendas da 1ª e da 5ª temporadas no site Open Subtitles:

http://www.opensubtitles.org/pt/ssearch/sublanguageid-all/idmovie-37199

Quanto ao resto, estamos na mesma situação.

Abraço e boa sorte!

Amado disse...

vALEU, MAS 90% DAS LEgendas estão em Inglês.

Related Posts with Thumbnails