sábado, 30 de agosto de 2008

AMERICAN GRAFFITI




por Thintosecco




Pegando uma carona na postagem abaixo, menciono um trabalho anterior do George Lucas (aqui como diretor), que marcou o início da carreira de alguns atores importantes e também é um dos filmes pioneiros no estilo "nostalgia dos anos 50/60". A trilha é recheada de clássicos. Outra coisa interessante é conferir os carangos da época.

Pedindo licença aos colaboradores, transcrevo parte de um artigo escrito pelo crítico Rubens Ewald Filho.




"Após a ficção científica esotérica de "THX 1138" (1971), o diretor George Lucas resolveu partir para um projeto mais caloroso e leve, e desenvolveu um argumento sobre sua juventude em Modesto, na Califórnia, envolvendo sua paixão por carros, a vontade de sair da cidade pequena, os sonhos de maturidade, as garotas. "

"Nenhum estúdio se interessou pela idéia e Lucas estava quase desistindo quando a Universal se dispôs a tocar modestamente
o projeto, desde que ele achasse algum nome famoso para colocar no meio."

"Como seria um filme só com atores jovens, ele chamou seu amigo Francis Ford Coppola, então prestigiado por "O Poderoso Chefão", para produzir este que acabou sendo um dos filmes mais rentáveis da história da Universal."





"É uma visão extremamente afetuosa da juventude americana no fim de uma era (antes do Vietnã, do movimento hippie, da invasão do rock britânico), ainda inocente e pura e para quem as preocupações futuras eram as obscuras vantagens de se aventurar em uma distante universidade, mas as imediatas eram rachas de carros, namoros e gangues."

"Não há muito enredo, na verdade. É uma sucessão impressionista de episódios entrelaçados, todos leves e cômicos, envolvendo um grupo de jovens durante uma noite movimentada em uma pequena cidade americana."






"Na época ainda não era tão comum filmes aproveitando apenas canções pop como fundo musical, e Lucas gastou quase 10% do orçamento apertado para utilizar mais de 40 clássicos do rock americano (só os de Elvis, muito caros, ficaram de fora), escrevendo cenas e encenando tudo de forma relacionada com as canções."

Comentário completo do Rubens aqui.




0 comentários:

Related Posts with Thumbnails