domingo, 20 de julho de 2008

Mike Oldfield



por Thintosecco



Recebi esses dias uma mp3 de um velho amigo com quem compartilho alguns gostos musicais. Um desses artistas é o Mike Oldfield. A música que recebi é a primeira do vídeo abaixo, que faz parte do show Millenium Bell apresentado em Berlim na virada do Milênio.





O Mike Oldfield já tem por aí uns 35 anos de carreira, que começou em grande estilo. Em 1973, aos 20 anos de idade, lançou Tubular Bells, um álbum revolucionário, em que o próprio Oldfield, sozinho, tocou mais de vinte instrumentos. A título de curiosidade, Tubular Bells foi usado como trilha do filme O Exorcista, apesar de, originalmente, não terem nenhuma relação.


É muito difícil classificar o trabalho desse compositor - que alguns consideram um dos maiores do século XX - já que ele flerta com inúmeros gêneros musicais sem se fixar em nenhum. Produz canções, mas também longas obras instrumentais. Às vezes é acústico e minimalista. Outras vezes envereda pela música eletrônica e faz shows grandiosos. Chegou a ser rotulado como New Age, mas começou muito antes e vai muito além desse "balaio" criado pelo mercado fonográfico.

Além de Tubular Bells, outro álbum de Mike Oldfield que gosto especialmente é Crises, de 1982. Tive ainda em vinil, onde o lado A é uma longa faixa instrumental, maravilhosa, e o lado B tem várias canções (duas delas tiveram bastante execução em rádio, especialmente Moonlight Shadow). Considero Crises um álbum muitíssimo interessante. Dizem que o nome e a música foram produto de uma das muitas crises de personalidade do próprio Oldfield. Crise que rendeu bons frutos!

Aliás, as crises não são o fim, mas possivelmente o começo, não é mesmo?





O clipe acima (com direito a avestruz esquiando!) é um trecho de Crises. Abaixo deixo uma reportagem, em espanhol, relativa ao lançamento de Tubular Bells II, em 2003.
No mais, boa semana!



0 comentários:

Related Posts with Thumbnails