terça-feira, 2 de janeiro de 2018

O MONSTRO DO MAR REVOLTO.



#oplanetaénosso10anos
(publicado originalmente em 19.12.2007)

por Quatermass




Quem é Harryhausen? É o bichinho da goiaba? Um jovem e promissor ator “queridinho da América”? Ou é apenas o nome do restaurante em Monstros S/A?


Consultando o oráculo, obtive algumas verdades: Ray Harryhausen não é diretor, Ray Harryhausen não é produtor, Ray Harryhausen não é ator, Ray Harryhausen não é compositor.

Mas por que seus filmes sempre o identificam (“um filme de Ray Harryhausen”)? E então? É O CARA DOS EFEITOS ESPECIAIS!


É o mestre na arte de animação quadro-a-quadro (stop motion). É peculiar, pois é um dos poucos casos em que o filme é identificado pelo técnico em efeitos especiais. É adorado lá fora pela qualidade de seus trabalhos e referência até os dias de hoje.

Volta e meia um diretor o homenageia (Tim Burton, por exemplo). Não deixa de se fazer justiça, pois seu trabalho alcançou estado de arte.




Na década de quarenta fez diversos curtas, aprimorando sua técnica. No fim da década lançou-se nos filmes de longa metragem (se assim pode-se dizer): Mighty Young Joe (1949), seguido de O Monstro do Mar (The Beast from Twenty Thousand Fathons – 1953, o meu preferido).



Este terceiro exemplar, O Monstro de Mar Revolto (It Came from Beneath the Sea - 1955) é um legítimo filme B: baixo orçamento, boas idéias. Sinopse bem sucinta: um polvo gigante, um mutante, resultado de radiação nuclear, ameaça a América.



Alguém, em algum momento de sua vida deve ter assistido um trecho de um filme preto e branco de um polvo enroscado a uma ponte (a Golden Gate, em São Francisco). Pois é deste filme – dica: no Godzilla de 1998, passa este trecho na tv de uma loja.



Este polvo não só é peculiar por ser gigantesco, mas também por ter seis tentáculos (e não oito) – motivo: faltou orçamento para os demais! Sério! Mesmo assim é um ótimo thriller.

O filme é velho (e eu também) e olha, só me lembro de ter assistido uma vez na TV Globo, no início dos anos setenta. Põe tempo nisto! Mas é Ray Harryhausen e o filme fala por ele.

3 comentários:

Taiguara disse...

As obras do Ray Harryhausen são uma espécie de "pedra fundamental" dO Planeta é Nosso ! Tudo começou com "Terra vs Discos Voadores", ou melhor: com um comentário sobre esse filme, que eu recentemente havia "baixado" na internet. Foi então que uma porta se abriu e por ela passaram dois colegas de trabalho, que a partir daquele momento iniciaram uma amizade e, pouco depois, uma parceria neste blog. Comecei a publicar como "Tinto Seco", tendo como principal colaborador o meu colega e amigo, que passou a assinar como "Quatermass", uma homenagem aos velhos filmes de ficção científica da produtora Hammer.

Quanto ao Monstro do Mar Revolto, isso faz a gente voltar longe no tempo. Também fui "alguém que um dia viu na tevê um polvo enroscado numa ponte" e lá se vão umas quatro décadas ! Tínhamos uma tevê preto e branco (tevê "colorida" na nossa casa, só uns cinco ou seis anos depois...) numa salinha nos fundos. Nesse tempo, eu tinha uns seis ou sete anos. De filmes dessa época, só lembro de algumas cenas, as mais impressionantes, como essa ! Lembro de caranguejos gigantes, do "colosso de Rodes" se movendo, esqueletos lutando com espadas (tudo sequências de outros filmes do Harryhausen), também de coisas apavorantes como "A Mosca da Cabeça Branca", aquele Louva-a-Deus gigante (The Deadly Mantis, 1957, já comentado aqui) e outros. Meu avô gostava de ver "Viagem ao Fundo do Mar", o seriado. Meu pai, "Bonanza", "Tarzan" e "Daniel Boone". Bem nesse tempo de "piá", eu adorava o Zorro de capa e espada e seu criado mudinho ! Logo depois, passei a curtir os de ficção científica e aí começa outro capítulo ! Boas lembranças !

Minha ideia é ir republicando, ao longo das próximas semanas, alguns dos principais posts do blog, como este, em que o prof. Quatermass soube traduzir em palavras nosso encantamento com o trabalho do mestre Harryhausen !

Valeu !

Taiguara disse...

Aproveitando que mencionei a Invasão dos Discos Voadores (Earth vs Flying Saucers) e O Louva Deus Mortal, seguem os links, para quem ficou com saudade ou quer conhecer, para as excelentes postagens no blog Cine Space Monster :

http://cinespacemonster.blogspot.com.br/2010/12/invasao-dos-discos-voadores-1956.html

http://cinespacemonster.blogspot.com.br/2015/05/the-deadly-mantis-1957.html

Taiguara disse...

E quanto ao Monstro do Mar Revolto - e outros filmes do Ray Harryhausen - sugiro conferir essa maravilhosa postagem no Rapadura Açucarada :

http://rapaduradoeudes.blogspot.com.br/2017/04/ray-harryhausen.html

Abraços e, mais uma vez, feliz 2018 pra todos !

Related Posts with Thumbnails