por Thintosecco
Ontem ouvi notícia de que o Brasil cumpriu apenas duas de seis metas de educação fixadas pela Unesco no ano 2000 e sequer figura no último ranking daquela entidade. Mais um retrato da situação calamitosa da nossa educação.
Por outro lado, vejo notícias sobre a evolução das pesquisas de grandes empresas - IBM, Microsoft, entre outras - na pesquisa da Inteligência Artificial. Tanto que alguns cientistas têm manifestado receio sobre tais avanços, porque as máquinas poderiam estar se tornando "inteligentes demais".
Daí me pergunto: enquanto evolui a inteligência das máquinas, o que ocorre com nossa própria ? Será que também evolui ? Às vezes me parece que regredimos. Estamos nos tornando cada vez mais dependentes da tecnologia: escrevemos cada vez menos (não me refiro a mensagens de texto); conta na ponta do lápis não existe mais; guardar na memória, só mesmo na memória do celular... Para onde vai a inteligência "natural" ?
Navegando no You Tube, encontrei um vídeo interessante que compartilho com os amigos. Nele, o prof. Pierluigi Piazzi explica que nosso cérebro vale mais do que milhares de computadores eletrônicos, porém em geral o utilizamos muito mal. Fala da diferença entre ser aluno e ser estudante; como e porque retemos o aprendizado ou não; a importância da leitura; do sono, além de outros pontos importantíssimos.
Muito bom, divertido e instrutivo. RECOMENDO !
Muito bom, divertido e instrutivo. RECOMENDO !
Em tempo: termino pensando que inteligência artificial é aquela que fazemos de conta que temos, depois de anos na escola, fazendo de conta que estudávamos !
PS: O professor Pier conta que é fã de ficção científica e adquiriu o gosto pela leitura após ler uma obra de Arthur C. Clarke !
PS: O professor Pier conta que é fã de ficção científica e adquiriu o gosto pela leitura após ler uma obra de Arthur C. Clarke !
0 comentários:
Postar um comentário