sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

URIAH HEEP - SWEET FREEDOM




Recentemente um amigo nosso trouxe lembranças dessa velha banda.

O Uriah Heep segue na ativa, mas teve seus melhores momentos nos anos 70. No início lembrava o Deep Purple, depois evoluiu para uma mistura de influências diversas, ficando entre o progressivo, o heavy metal e o hard rock. Mas algumas de suas canções não se encaixam realmente em nenhum desses rótulos.

A liberdade cantada aqui pelo Heep se manifestava em sua música: não se apegavam muito a fórmulas e arriscavam bastante em arranjos diferentes, principalmente quanto aos vocais. Como resultado, era uma banda do tipo "ame-a ou deixe-a", já que seguia um estilo muito próprio.

A origem do nome da banda está na literatura: Uriah Heep é um personagem criado pelo escritor Charles Dickens para o romance David Copperfield. No caso, era um sujeitinho cínico e interesseiro, o que interpretei como uma crítica. Li o livro por influência da banda, é claro.

P
ara todos - mesmo para quem não quiser ouvir este som "jurássico" (mas que ainda tem o seu valor) - desejo um bom final-de-semana!

2 comentários:

Vitroncio disse...

URIAH HEEP sempre foi uma das minhas bandas favoritas! Especialmente Demons & Wizards e The Magician's Birthday que são álbuns espetaculares!
EU RECOMENDO!

Taiguara disse...

Salve Vitrôncio, que há um bom tempo não comentava por aqui. Um abraço! E um bom 2011!

Related Posts with Thumbnails