sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O MECANISMO DE ANTICÍTERA



"Faz mais de um século que o mecanismo de Anticítera, um artefato arqueológico da Grécia antiga descoberto em 1900 por mergulhadores, intriga os cientistas.

O aparelho era capaz de fazer muito mais do que apontar astros no céu. Utilizando técnicas de tomografia computadorizada e um sistema de imagens de alta resolução, um grupo de ingleses, americanos e gregos conseguiu recriar em detalhes o complexo sistema de engrenagens que forma o dispositivo e decifrar boa parte das inscrições gravadas nas peças.

Concluiu-se que o mecanismo de Anticítera, descoberto próximo à ilha de mesmo nome, no litoral grego, é uma espécie de ancestral do computador moderno, um invento tão avançado para a época que nos dez séculos seguintes não se criou nada tecnologicamente tão elaborado."

Trecho de artigo publicado na Revista Veja em 06.12.2006



Recentemente vi uma matéria sobre essa relíquia, que alguns também chamam "Planetário de Arquimedes" na revista Scientific American Brasil - Aula Aberta n. 5, que é, a princípio, destinada a professores do ensimo fundamental e médio. Mas na rede só achei a matéria antiga da Veja, que reproduzi em parte.


Esse "relógio", movido a manivela, informava acerca da posição dos astros em determinado momento. Podia, inclusive, prever a ocorrência do próximo eclipse, com precisão de data e hora. De certa forma, era um "computador astronômico".


O que me parece interessante na história é que, mais uma vez, percebemos que os antigos eram mais espertos do que imaginávamos. Entretanto, devido a guerras e outros desmandos dos governantes da época, muitos conhecimentos perderam-se ao longo do tempo. E eventualmente são redescobertos, como nesse caso. Segue, no vídeo, uma reconstituição virtual do "mecanismo de Anticítera".


0 comentários:

Related Posts with Thumbnails