sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

O CÉU MANDOU ALGUÉM


Quatermass


Ainda não é Natal e continuo seguindo a linha dos filmes de aventura, drama e fantasia; mas O Céu Mandou Alguém (3 Godfathers – 1948) é uma fábula acima da média e merece registro.


Dirigida por John Ford é uma releitura dos filmes homônimos de 1916 e 1936. Estrelado por John Wayne (Robert M. Hightower), nos conta a história de três bandidos que praticam um assalto e, na fuga, perdem-se no meio do deserto.

Como desgraça pouca é bobagem, encontram uma carroça com uma mulher grávida e prestes a dar a luz. O marido desapareceu (ficamos sabendo disso através do relato de Hightower, contado de maneira muito sutil, elegante e inteligente).
Após o parto, a mãe faz dos três padrinhos (3 Godfathers) da criança e em seguida morre.



Obrigados a cuidar do afilhado, vão aos poucos sucumbindo. Hightower, já no fim das forças, encontra um jumento e nele coloca o recém nascido e vão até Nova Jerusalem (bem mais perto que a homônima aqui do Brasil). Daí então o final feliz, que faço questão de não contar, mesmo porque o melhor do filme é justamente o meio.


Resumindo: é uma fábula de Natal sobre os três reis magos, adaptada para o Oeste americano e dirigida por um grande diretor. Mesmo assim, é uma obra mediana: o início e o final são previsíveis.

Será que estou ficando velho e mudando meus gostos? Não, apenas analisando um filme sob a ótica da fantasia: um bom filme; nenhuma obra-prima, apenas inesquecível.


0 comentários:

Related Posts with Thumbnails