por Quatermass
Final Fantasy – The Spirits Within (2001) é um filme baseado em videogame. Sinceramente, nunca fui muito chegado em jogos, portanto não conheço a origem, somente o filme.
É um filme totalmente digitalizado, ou seja, sem personagens de carne e osso; portanto, não saberia dizer se os personagens reais atuariam melhor que os computadorizados. Talvez por tudo isto eu tenha gostado muito de Final Fantasy – justamente pela exuberância visual e apuro técnico. história dá uma impressão de “deja vu”, mesmo assim é bem contada.
Num futuro não muito distante, a Terra é invadida por alienígenas, estes matam desapossando a alma das pessoas. A Dra. Aki Ross está empenhada em encontrar a solução que neutralize a ameaça, ao mesmo tempo em que é portadora de um alien (devidamente enclausurado em seu corpo).
Mas justamente por este detalhe, em seus sonhos visualiza o antigo mundo dos extraterrestres, a batalha final e seu destino, e daí conclui que não são apenas aliens e sim espíritos. Como nada é perfeito, está recheado de clichês: a atração não assumida de Aki pelo mocinho, o vilão de plantão (General Hein) que quer ver tudo ir pelos ares, o cientista e mentor de Aki (Dr. Cid) que tem a resposta para o problema, soldados caricatos à moda Starshiptroopers ou Aliens – O Resgate, etc.
Mas volto a dizer: é acima de tudo uma releitura muito caprichada de um pouco de tudo que já se assistiu ou leu sobre ficção científica. Não possui a genialidade de um Akira, mas é muito criativo e entretém – e afinal, não é isto que importa?
0 comentários:
Postar um comentário