quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

VOLTA, TIO LUCAS !




por Thintosecco




Assisti a Star Wars Episódio VII - O Despertar da Força. Não farei uma análise do filme, mas apenas comentarei sobre o que vi, senti e pensei. No fundo, tudo se resume no título desta postagem.

Não é que o filme seja ruim. Não é. Acontece que está longe da maravilha que pintaram. Não entendo muito bem os elogios rasgados com que muitos sites agraciaram esta obra dirigida por J. J. Abrams

Fico formulando hipóteses: Será que a saudade era tanta, que o fato de parte do elenco original de Guerra nas Estrelas estar ali bastou para causar uma comoção ? Ou foi a parte técnica, o 3D quem sabe ? Ou será que a pessoa não viu os filmes antigos e por isso achou este a 8ª maravilha do mundo ? Descarto totalmente essa.


 

Ok, há efeitos especiais legais, volta de personagens clássicos, bastante ação, um novo robô bastante simpático e a ideia interessante de um stormtrooper rebelde. O filme tem seus méritos.

Porém, considero que numa obra de ficção o mais importante é a história, a narrativa. E é aí que estão os problemas. Aliás, o diretor J. J. Abrams parece que tem um certo problema com roteiros. Lembram do seriado Lost ? E do reboot de Star Trek ? Então não era difícil de prever o que ele faria com Guerra nas Estrelas.
 

 

Vou tentar reduzir os spoilers ao mínimo. Mas, puxa vida, uns 70% do enredo de O Despertar da Força é uma repetição do que foi visto no Episódio IV. O quê, mais uma Estrela da Morte ?!  Com o mesmo ponto fraco da primeira ?! 

Quanto às novidades, algumas me parecem bastante estranhas para os padrões de Star Wars. Lutar com um sabre de luz parece ter se tornado muito simples. Pilotar uma nave espacial também se tornou uma barbada. Se você tiver alguma intimidade com a Força então, sai de perto !

Aliás, o domínio da Força, no filme de Abrams, parece ser inato: a pessoa já nasce sabendo usar a Força !  Sabem, eu gostei da Rey - tanto da personagem como da atriz - mas o modo como a Força se manifesta nela causaria inveja até ao velho Anakin Skywalker ! Sem treinamento Jedi.





Se pode ser assim, porque Luke Skywalker precisou de lições do mestre Yoda ?  E, por falar no Luke, quer dizer que, no auge da crise, quando mais precisavam dele, o cara partiu para uma espécie de exílio ? Fugiu da raia, o Luke ? Fala sério... 

Pelo lado negro da Força, o malvado Kylo Ren manifesta logo no início do filme um poder jamais imaginado por qualquer Lorde Sith. Ei, alto lá ! Congelar um laser no ar poderia ser normal para - quem sabe - o Neo, de Matrix. Em Star Wars, com certeza não é. 





Tem mais, mas vou ficar por aqui.

Este é um post emocional. Sei que é possível perceber  o filme de outro modo. Ouvi de um amigo: "Cara, tens que entender que se trata de um semi-reboot..." - putz, tinha que ser o J. J. para criar um "semi-reboot" ! E sei que esse filme não foi feito para nós, que somos pais, tios ou quem sabe até avós, da atual geração para a qual ele foi direcionado. Mas o coração fala: "Volta, tio Lucas !".

Como sabemos, George Lucas vendeu os direitos de Star Wars para a Disney em 2012 e nada teve a ver com produção deste filme.  

O Lucas pode até ter os defeitos dele, mas foi cuidadoso com os conceitos de Guerra nas Estrelas. Existe muita mitologia ali, uma mitologia que lhe é própria, mas que ao mesmo tempo é universal. Os filmes da saga Guerra nas Estrelas têm algo a dizer, além de divertir. Trazem uma certa ética, uma moral, uma religiosidade até.

Todas as "coisas legais" que vemos nos filmes, ou seja, as formas - sabres de luz, naves espaciais, mestres jedis... - se nutrem de um conteúdo que é mitológico. Sem ele, Star Wars deixa de fazer sentido. E daí porque o receio de a franquia, "sob nova direção", apegar-se apenas às formas.






Para quem quiser saber mais sobre a mitologia a que me refiro, sugiro procurar no You Tube por vídeos sobre "a saga do herói", "a jornada do herói" e entrevistas de Joseph Campbell, um dos "gurus" de George Lucas.

O Despertar da Força até que passa. Mas o que será das continuações do "semi-reboot" ? 

Por outro lado, se agrada aos jovens, quem sou eu pra malhar ? 

De todo jeito, o coração dita o título deste post !


VALEU.   



 

 

Related Posts with Thumbnails