sábado, 4 de outubro de 2014

SETE ANOS


   


Postar em um blog é como lançar mensagens no mar. Para a maioria, os posts são garrafas que ficam por aí na rede e eventualmente são encontrados através de uma busca no Google. Em geral quem os encontra não está à procura de mensagem alguma, mas de algum "tesouro", um nome antigo para o que hoje conhecemos como "download". 


Não conheço ninguém que pague suas contas com downloads, mas muitos os tratam como ouro. É verdade que às vezes temos a felicidade de baixar na rede algumas obras (filmes, música, quadrinhos, etc.), que são verdadeiras preciosidades e isso é muito legal. Não sou contra os downloads, portanto. Mas o que acho mais interessante nos blogs não é a possibilidade de me tornar um "Tio Patinhas digital", empilhando HDs com infinitos gigabytes de arquivos, coisa que não é difícil de conseguir. Existe (ainda) algo de mais interessante nos blogs: vida inteligente.


Os blogs são feitos e lidos por pessoas que pensam, opinam, escolhem, com verdade e independência. Isto, sim, é ouro, meus amigos ! Isso não se encontra sentado em frente à tevê, nem no rádio, nem nas revistas - salvo as raras exceções eventualmente encontradas nessas mídias tradicionais.


O detalhe é que as pessoas inteligentes em geral falam pouco, preferem a informação. E daí porque os comentários são escassos nos blogs. Em todos os blogs, se considerarmos a proporção dos acessos. Tempos atrás, a proporção era de aproximadamente um comentário para cada mil acessos. Hoje, parece que os comentaristas se tornaram ainda mais raros e comedidos. Mas, fazer o quê ? Parece que essa situação é mesmo da natureza dos blogs, principalmente daqueles que "não tem nada para baixar". Seguimos, então, mesmo não sendo náufragos, lançando mensagens nas garrafas. 


Dizem que sete é uma conta de mentiroso. Aqui, não. O Planeta É Nosso ! está mesmo completando sete anos de existência. Num ritmo lento nos últimos dois ou três, é fato. Mas interessa é que ainda existe - enquanto tantos se foram - e mantém a proposta de divulgar conteúdos alternativos - porque pouco conhecidos ou porque esquecidos pela mídia - em termos de filmes, música, livros ou o que a gente ache interessante. Continuo acreditando que esses conteúdos podem, hoje ou amanhã, fazer alguma diferença para alguém, embora não saiba quando ou onde. 


Esse blog já foi acessado de todos os continentes, só não foi visto ainda na Antártida. Desde seu início, já recebeu mais de 1.185.000 visitas (sim, o contador "azulzinho" ao lado, já chegou a um milhão, zerou e começou de novo). Números que nos impressionam, mas que são pequenos perto dos acessos que têm outros colegas blogueiros e diante do que é o potencial da grande rede. 


A postagem campeã é "O Pequeno Príncipe e o Dragão de Oito Cabeças", com 47.150 visualizações até agora. Mas são muitas as formas pelas quais um post pode se destacar, não só pelo número de acessos. Uma postagem por vezes conta uma história, mas há postagens que se tornam, ela próprias, protagonistas de histórias que só os próprios blogueiros podem contar. Em outra oportunidade, quem sabe ? Há muitas garrafas, muitos bilhetes, muitas águas para navegar.


Um abraço especial aos nossos seguidores silenciosos, sabemos que vocês estão por aí.


VALEU !
    

4 comentários:

Bianca disse...

Parabéns pelo aniversário do blog,continue com tuas postagens que mesmo que não sejam comentadas,com certeza alguém vai ler,Parabéns pelo lindo Blog!!!

Riccardo Patrian disse...

Estamos aqui...

Unknown disse...

Parabéns ao blog, mesmo estando apenas de passagem espero que nunca acabe, assim como tantos outros que existem por aí, lembro que cheguei aqui por causa o post do Triumvirat e desde lá achei muitas outras bandas "esquecidas" e com um som legal, obg.

Kleiton Gonçalves disse...

Bem... vim parar aqui pela postagem sobre O Demônio da Mão de Vidro. Depois, li outras postagens e cheguei até esta. Uma boa opção para fazer meu comentário: gostei de seu blogue. Espero que dure etc., etc..
Abraços,
Kleiton
kleitongoncalves.blogspot.com.br

Related Posts with Thumbnails