domingo, 24 de outubro de 2010

FANTASTIC MOVIE LINKS



O título deste post é um pouco exagerado, já que nem todos esses links são assim tão fantásticos. Mas todos contém informações sobre velhos filmes de ficção científica, B-movies e afins.

São blogs ou sites internacionais que me parecem especialmente interessantes para quem tem aquele espírito "arqueológico" de descobrir obras geralmente esquecidas, mas que ainda podem ser interessantes, ou ainda para conhecer maiores detalhes de filmes que já conhecemos mas que são pouco comentados na mídia em geral. Vamos a eles:



FANTASTIC FLASHBACKS



SPACE: 1970



BLACK SUN

As postagens mais antigas desse blog contém informações sobre velhas produções japonesas. Também tem uma interessante lista de links.



CULT MOVIE REVIEWS

Informações sobre B-movies de todos os gêneros.



WRONG SIDE OF THE ART

Este site é dedicado a posters de "B-Movies" e nele ficamos sabendo da existência de algumas "pérolas" inimagináveis!




CHICAGO GHOULS

Para os aficcionados pelo gênero terror, especialmente "da antiga". E tem uma coleção bem interessante de links para outros blogs gringos.







CINEMA UNIVERSE & CINEMASCOPE

São dois blogs "irmãos", em espanhol, que se complementam. Excelentes! Têm muita informação sobre obras, atores e diretores. Algumas matérias são inclusive surpreendentes, como aquela sobre os projetos "engavetados" da extinta produtora Hammer (no Cinema Universe).


Valeu. Um abraço!

post atualizado em 02.11.2010

sábado, 23 de outubro de 2010

PELÉ



por Thintosecco


Minha lembrança mais antiga de Pelé é curiosa. Me vejo indagando meu pai, durante a Copa do Mundo de 1974, do porquê o Pelé não estar jogando. "Ele não joga mais", ouvi. Na verdade, ainda assisti um pouco da arte do Rei pela tevê, em lances dos jogos do Cosmos, dos Estados Unidos, onde ele jogou no final da carreira, e em alguns jogos festivos. Parece que o Pelé sempre esteve aí e jamais irá embora. Mas hoje chega aos 70 anos.

Acho que Pelé chegou a um nível tão alto em sua profissão/arte, que transcendeu o futebol. Tornou-se o brasileiro mais famoso e celebridade mundial. Intuitivamente, tornou-se um embaixador do esporte. Fez da bola, sua antiga ferramenta de trabalho, um símbolo da paz, que distribui com sorrisos mundo afora. Pelé é um tipo de poeta que não precisa de palavras e às vezes até se atrapalha com elas , é verdade.

Fatos interessantes aconteceram durante sua carreira e inclusive após. Em certa ocasião seu futebol até fez parar uma guerra, para que as partes em conflito pudessem vê-lo jogar.

Na época de Pelé, o futebol brasileiro venceu três Copas do Mundo. A primeira, em 1958, representou a primeira grande conquista do esporte brasileiro. Na segunda, em 62, o Rei, machucado, deu espaço para que brilhasse a arte de Garrincha. Em 66 havia tanta desorganização na seleção, dizem, que nem o Pelé salvou. Mas em 1970, mesmo sob condições adversas - calor e altitude - o Pelé jogou tanta bola, mas tanta, que até os lances em que errou tornaram-se memoráveis.


Por tudo isso, deixo na nossa TV retrô - ali na barra lateral - um vídeo com alguns dos mais incríveis gols de sua carreira. E segue um vídeo que mostra que... o Maradona até pode, talvez, ter sido o melhor jogador de futebol do planeta. É que o Pelé foi de outro mundo!



TRILHAS DE GAMES



sugerido por Mrox


Faz tempo que ouço comentários acerca da qualidade das trilhas sonoras dos games: que estariam superando em muito as trilhas dos filmes; que aficcionados inclusive colecionam estas trilhas, etc.

Recentemente o MrOx "matou a cobra e mostrou o pau", me passando alguns links com músicas de jogos de corrida. Gostei bastante desta The Fantastic Journey Of The Underground Man, da banda De Staat, que está no game Dirt 2. Mas a abertura do jogo Racedriver Grid, ao som de No One Knows, do Queens Of The Stone Age, também é interessante.






domingo, 17 de outubro de 2010

ENDLESS ODYSSEY




por Quatermass



De todas as sagas do Capitão Harlock, Endless Odyssey (2002) é a mais equilibrada. Leiji Matsumoto criou um personagem que pouco mudou durante os anos.


Melhor dizendo, pouco envelheceu. Suas histórias são extremamente complexas, ainda que, aparentemente, seja mais um animê. Também sou forçado a dizer que após Endless Odyssey, revi alguns conceitos.


Um deles: o de que Yamato talvez fosse superior. Yamato/Star Blazers/Patrulha Estelar (1974-1983) é totalmente diferente. Mais por influência de seu produtor (Yoshinobu Nishizaki): a série prima em questões como honra, coragem e auto-sacrifício; permeado por uma belíssima e hipnótica música incidental. Já em Harlock, o cerne concentra-se na independência e liberdade, e nisto esta minissérie é imbatível.



Se desde 1978 sua mensagem era um tanto quanto vaga e imprecisa, Endless Odyssey equivale a um ‘gancho de esquerda’. A história: tendo dispersado sua tripulação e recluso, Harlock novamente é chamado à ativa quando uma nova ameaça surge para dizimar a Terra. Noo, o pior dos pesadelos, fora liberto pelos homens e agora quer de volta seu lugar. Para tanto se utiliza de mortos para impor sua dominação/extermínio.



Nosso herói, por sua vez, novamente comanda a Arcádia, recupera parte dos tripulantes e salva o restante do fuzilamento, inclusive Key (um dos melhores momentos). E, como em Harlock Saga, parte atrás de pistas até enfrentar Noo e seus seguidores. Realmente, o desenho tem grandes momentos de tensão e é capaz de criar cenas de terror raramente visto.


A música original de Seiji Yokoyama é substituída por um interessantíssimo blues, às vezes em solo de guitarra. O roteiro é muito inteligente, deixando margem para suposições. Por vezes, confunde, jamais prolixo. Não deixa de ser um jogo de gato-e-rato com o espectador. Da primeira à última cena nada se explica; cada um deve tirar suas conclusões.



Superior à Arcadia of my Youth (1982) e Harlock Saga (1999), significa que está muito, muito, muito acima da média. E o mais incrível: praticamente alterou o destino de personagens como Daiba e seu pai, como se a temporada de 1978 não tivesse existido!


Eis o valor de um bom roteirista: o de reescrever muito bem a mesma história várias vezes! É um mix de ‘filme cabeça’ com calafrios. Mas não tema nobre internauta, Capitão Harlock está do nosso lado!



A JUKEBOX DO "V"


Aproveitando uma postagem recente do ótimo blog Quadrinhos Antigos, acerca da excelente minisssérie "V de Vingança" do Alan Moore, pensei que seria interessante ouvir alguns dos sons que rolavam na "Galeria Sombria" do V. Uma dose de Soul Music, então. Muito bom.







sábado, 9 de outubro de 2010

KRONOS



por Quatermass






Kronos (Kronos – 1957) foi uma obra de ficção que seguiu o destino de seu criador.




O alemão Kurt Neumann (1908-1958) produziu três filmes do gênero nos anos cinquenta, e somente A Mosca da Cabeça Branca (The Fly - 1958) é lembrada. No entanto, este engenhoso diretor veio falecer logo em seguida. Os outros dois foram Rocketship XM (1950) e Kronos.


O primeiro foi ofuscado pela obra-prima de George Pal, Destination Moon, do mesmo ano. Não era inferior, apenas diferente. Tecnicamente bem feito, porém com uma visão mais pessimista, ingênua e pouco inspirada (pouco futurista, melhor dizendo) das viagens espaciais.





Kronos foi diferente: um filme que foi gerado, exibido e esquecido durante os anos cinquenta. As razões? Várias: fotografia em preto e branco; curiosa utilização da animação, um tanto primitiva diante do stop motion; pouca repercussão na época, diante do desfile de inúmeras outras obras do gênero, seja de Ray Harryhausen (20 Million Miles to Earth), seja pela invasão japonesa.


Uma lástima, tamanho o grau de anonimato. Inobstante existirem referências bibliográficas especializadas, somente assisti recentemente. Mais um filme raro e pouco badalado; no entanto, extremamente interessante.






A história é até certo ponto original e a maneira como foi conduzida (e concebida) fascina: uma nave espacial a caminho da Terra é abatida, caindo no Golfo do México. Dela surge inicialmente um cubo que vai se transformado em um imenso e aparentemente indestrutível robô. Este, por sua vez, é hostil e tem a finalidade de drenar toda a energia elétrica da Terra para seu planeta natal, inclusive capaz de absorver o impacto de uma bomba de hidrogênio. O herói (Jeff Morrow) acaba por descobrir o meio de inutilizar a gigantesca máquina.







A concepção de Kronos foge dos lendários monstros japoneses. Produto de uma mente tipicamente alemã difere pelo design arrojado. Apesar do enredo despretensioso, ainda assim é um bom divertimento.

Não estou querendo empurrar um filme cinquentenário, enaltecendo exageradamente. Apenas quero mostrar mais uma faceta dos filmes de ficção daquela época e que misteriosamente ficam escondidos em algum arquivo.



O ANIVERSÁRIO DE JOHN LENNON



por Thintosecco


John completaria 70 anos no dia de hoje. Reproduzindo o que me disse um amigo outro dia: O que não teria feito ele nas últimas três décadas? Observe: quando os Beatles acabaram, ele tinha apenas 30 anos. Já sua carreira solo, entrecortada por crises, foi brutalmente encerrada aos 40. E veja o quanto ele produziu e influenciou gerações.
Seguem alguns de seus pensamentos:


A vida é aquilo que acontece enquanto você está planejando o futuro.

Não se drogue por não ser capaz de suportar sua própria dor. Eu estive em todos os lugares e só me encontrei em mim mesmo.

Amo a liberdade, por isso deixo as coisas que amo livres. Se elas voltarem é porque as conquistei. Se não voltarem é porque nunca as possuí.

Fizeram a gente acreditar que só há uma fórmula de ser feliz, a mesma para todos, e os que escapam dela estão condenados à marginalidade. Não nos contaram que estas fórmulas dão errado, frustram as pessoas, são alienantes, e que podemos tentar outras alternativas. Ah, também não contaram que ninguém vai contar isso tudo pra gente. Cada um vai ter que descobrir sozinho. E aí, quando você estiver muito apaixonado por você mesmo, vai poder ser muito feliz e se apaixonar por alguém.

Quando fizeres algo nobre e belo e ninguém notar,não fique triste. Pois o sol toda manhã faz um lindo espetáculo e no entanto, a maioria da platéia ainda dorme...

Você pode dizer que sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Eu espero que algum dia você junte-se a nós
E o mundo viverá como um só







segunda-feira, 4 de outubro de 2010

AQUI, ALI E ACOLÁ, OS BLOGS


por Thintosecco




O Planeta é Nosso ! completa hoje três anos de atividade na internet, mas seu início de fato remonta há pelo menos mais um ano. Foi quando, em meados de 2006, após assistir a "Invasão dos Discos Voadores" (Earth versus Flying Saucers, 1956) - que tive a oportunidade de conhecer por meio da internet - comentei a respeito com um colega e amigo.


Eu já sabia que ele era cinéfilo, mas nunca conversáramos mais a fundo sobre filmes de ficção, até por falta de tempo e oportunidade. Pois naquele dia, o amigo me explicou que a "Invasão" era uma peróla da ficção científica de sua época e uma obra-prima do mestre do stop-motion, Ray Harryhausen.


Foi o início de muitas conversas sobre velhos clássicos (mesmo que "B-movies") e vários downloads, compatilhados entre ambos. Como vocês podem deduzir, o colega viria a participar muito ativamente deste blog, assinando suas postagens como Quatermass. Uma sugestão minha, confesso, mas que tinha tudo a ver, já que o amigo é "fanzão" da velha e boa sci-fi dos anos 50 e 60, inclusive as produções da extinta Hammer.

Fora isto, vieram as ótimas contribuições do MrOX. E acrescentei algo sobre música e outros assuntos que me parecem intreressantes. Hoje o blog tem muito mais acessos que imaginávamos no início. E isso sem downloads e com pouca divulgação. Às vezes até vemos frutificar em outros blogs ou sites idéias/ lembranças surgidas por aqui. Isso é muito bom.

Há também aqueles que vieram contribuir eventualmente para o blog, com comentários, sugestão de links, até legendando filme, caso do Luiz.


Mas este não é um post para falar de memórias, mas para recomendar links.

Ocorre que o primeiro blog que recomendo neste post disponibilizou há poucos dias aquele filme, em boa versão colorizada, que sugiro a vocês. Trata-se do SUPERSÔNICO A CARVÃO, de conteúdo variado, incluindo diversos filmes de ficção. Parece uma retomada do extinto Papaia Celestial. Esperemos que tenha vida longa e prosperidade.




Outros bons blogs:







O SEBO DIGITAL.
Obrigatório para fãs de ficção e fantasia que curtem a leitura de livros e quadrinhos.




FILMES CLÁSSICOS E INESQUECÍVEIS. Boa seleção de filmes clássicos/cults de todas as épocas. Vale conferir.




WURDULAK. Conteúdo interessante, principalmente no que se refere aos clássicos do cinema de horror. Deu uma parada um tempo, mas voltou com força.




FILMES ÉPICOS. Blog interessante, até já bem conhecido, que parece procurar entreter e transmitir conhecimentos de história, com bons filmes épicos, históricos, bíblicos e inclusive documentários.




SCI FI DO BRASIL. Mais que um blog, quase um portal, traz informações sobre tudo o que ocorre no mundo sci-fi. Boas resenhas sobre filmes novos e alguns mais antigos.




Durante esta semana de aniversário do blog pretendo postar aqui também alguns links internacionais. Blogs para pesquisa, que não contém downloads, mas muita informação sobre filmes antigos, ficção científica e assuntos afins. Enfim, "diversão nerd"! Abraço!

Related Posts with Thumbnails