sábado, 16 de julho de 2011

Grandes Momentos do Rock: The Beach Boys



por Thintosecco




Prosseguindo com grupos dos anos 1960, cito desta vez The Beach Boys. Tal como os Byrds, trata-se de outra banda subestimada no Brasil. Não foram tão bons quanto os Beatles, é claro. Porém com a ousadia de tentar sê-lo, ajudaram a elevar o rock'n'roll a um patamar mais elevado.



A chamada surf music já existia de eles surgirem, mas era um gênero basicamente instrumental, dominado por bandas como The Ventures, The Shadows e Dick Dale and his Dell-Tones. Os Beach Boys trouxeram o vocal.


Ficaram muito marcados por essa primeira fase (1962-1964, mais ou menos) gravando clássicos do gênero. Também se destacaram com canções num ritmo derivado do surf, batizado hot rod, com referência aos carangos "tunados" da época.



Porém em 1964 a "praia" deles foi invadida por um novo fenômeno: a Beatlemania. A banda liderada por Brian Wilson (baixo, vocal) assistiu o quarteto de Liverpool dominar as paradas de sucesso e trazer atrás de si diversas bandas britânicas.


Reagiram, aprimorando seu som com arranjos cada vez mais elaborados. Ainda naquele ano, mesmo com Beatles e cia., conseguiram emplacar uma canção no top 1 da Revista Billboard: I Get Around.







Mais do que um desafio, superar os Beatles foi se tornando uma obsessão para o líder dos Beach Boys. Brian Wilson tinha um talento especial para arranjar as harmonias, as quais foi incrementaando até chegar ao que já foi chamado de "pop barroco".




Na época a maioria das bandas da época tentava parecer com o quarteto de Liverpool, mas os Beach Boys exploravam novas sonoridades. O álbum Today! (1965) foi bastante trabalhado em estúdio, inclusive com influência da técnica Wall of Sound (sobreposição de sons, obtendo-se uma sonoridade mais "robusta"), com resultado final bastante diferente da surf music dos primeiros tempos. É dessa época Dance, Dance, Dance.



Entretanto, a banda surpreendeu mesmo foi com o álbum Pet Sounds (1966). Um álbum diferente e muito trabalhado, que muitos consideram mais avançado do que o contemporâneo Rubber Soul, dos Beatles. Destaque para God Only Knows.


Muito embora tenha logo sido ofuscado pelo brilho do genial Revolver, chamou a atenção de muita gente, inclusive da dupla Lennon/McCartney. O próprio Paul mencionou-o como seu álbum predileto. Especula-se que Pet Sounds tenha influenciado os Beatles a irem ainda mais longe no experimentalismo musical, resultando no mítico Sgt. Peppers.




A propósito, Sgt. Peppers foi lançado enquanto Brian Wilson trabalhava no álbum Smile, que planejava ser a obra-prima de sua banda. Diz a lenda que ele caiu em depressão logo após ouvir o disco mais aclamado dos Beatles, provavelmente por constatar que não poderia superá-lo. O fato é que Brian tinha problemas psíquicos e também estava envolvido com drogas, não conseguindo terminar sua obra.




Porém uma fração das idéias de Brian Wilson tomou corpo no single Good Vibrations (1966). Avançada, criativa, e sintonizada com as idéias libertárias de seu tempo, essa canção tornou-se um marco do rock, em especial da vertente psicodélica. Não, os rapazes da praia não morreram nela. Fizeram mais do que o suficiente para serem lembrados.


A todos,
boas vibrações!





0 comentários:

Related Posts with Thumbnails