domingo, 4 de março de 2012

ADAPTAÇÃO, a lição de BRUCE LEE

.




"Esvazie sua mente de modelos e formas. Seja amorfo como a água. Se você põe água em um copo, ela se torna o copo. Se você coloca água em uma garrafa, ela se torna a garrafa. Se você põe água em uma chaleira, ela se torna a chaleira. A água pode fluir, a água pode destruir. Seja água, meu amigo!" (Bruce Lee)




Bruce Lee (27/11/1940 – 20/07/1973) foi um ator, instrutor de artes marciais, filósofo, roteirista, diretor e produtor cinematográfico sino-americano e honconguês e também fundador do movimento de artes marciais Jeet kune do.


Nasceu em São Francisco, na Califórnia (dizem que no ano, mês e hora do dragão chinês), filho de pais honcongueses. Mas cresceu em Hong Kong até sua adolescência. Emigrou para os Estados Unidos aos 18 anos para reivindicar cidadania americana e receber sua educação superior.


Desde cedo Bruce Lee treinou Tai Chi e Kung Fu com seu pai e também aprendeu Wing Chun dos 13 aos 18 anos com o famoso mestre Yip Man. Mas, após a guerra, Hong Kong era um lugar difícil de se crescer.


Havia diversas gangues pelas ruas da cidade e Lee foi muitas vezes forçado a lutar contra elas. Bruce gostava de desafios um contra um e por diversas vezes enfrentou membros dessas gangues. Mesmo com o pedido de seus pais para que ele se afastasse desse cotidiano, pouco adiantou.







Na primavera de 1959, participou de uma briga de rua onde a polícia foi chamada. Lee brigou, venceu e espancou o filho de uma temida família das Tríades (máfia chinesa). Finalmente seu pai decidiu que o filho deveria deixar Hong Kong para seguir uma vida mais segura e saudável nos Estados Unidos. Lá chegando, Bruce logo começou a dar aulas de artes marciais.


Um episódio importante ocorreu em 1965, quando Bruce foi desafiado para um duelo de artes marciais. O adversário chamava-se Wong Jack Man. O motivo era que ele ensinava artes marciais a não-orientais, o que ia contra as tradições chinesas. Lee venceu, mas não ficou satisfeito. Achou que a luta durou tempo demais e que não tinha demonstrado todo seu potencial usando as técnicas do Wing Chun.


Convenceu-se que as técnicas tradicionais de artes marciais eram muito rígidas e formalistas para serem usadas em situações de violência nas ruas e decidiu desenvolver um sistema com ênfase na "praticidade, flexibilidade, rapidez e eficiência".


Começou a usar métodos diferentes de treinamento, como treinamento de peso para a força, corrida de resistência, alongamento para a flexibilidade, e muitos outros que foi adaptando periodicamente.






Lee enfatizou o que chamou de "o estilo sem estilo". Este consistia em livrar-se da abordagem formalizada. A partir de uma mistura de estilos tradicionais, evoluiu para o Jeet Kune Do ou o "Caminho do punho interceptor".







Bruce Lee participou de alguns torneios de artes marciais nos Estados Unidos. Num destes, em 1964, apresentou ao mundo ocidental o "soco de uma polegada" e, em outro, em 1967, o "soco imparável". Conta-se que na ocasião o campeão mundial de karatê Vic Moore não conseguiu bloqueá-lo em quaisquer de oito tentativas.







Essas perfomances nos campeonatos de artes marciais abriram portas para o cinema e a televisão. Ganhou o papel de Kato ao lado de Van Williams na série de TV "O Besouro Verde" (1966-1967).






Seus filmes produzidos em Hollywood e Hong Kong elevaram os filmes de artes marciais tradicionais honconguesas a um novo patamar de popularidade e consagração, e provocou uma tendência que aumentou o interesse nas artes marciais chinesas no mundo ocidental na década de 1970.








Embora Bruce Lee seja mais conhecido como um artista marcial, também estudou teatro e filosofia, enquanto estava na Universidade de Washington. Seus próprios livros sobre artes marciais e filosofia de combate são conhecidos pelas suas afirmações filosóficas, tanto dentro como fora dos assuntos sobre artes marciais.




Sua filosofia era eclética e afirmava que as artes marciais eram apenas uma metáfora para tais ensinamentos. Acreditava que qualquer conhecimento leva ao auto-conhecimento e dizia que seu método escolhido foi a auto-expressão das artes marciais. Suas influências incluem o taoísmo, Jiddu Krishnamurti e Budismo.


(texto adaptado do artigo da wikipedia)



Alguns de seus pensamentos (além da já citada reflexão sobre a água):


O conhecimento vem do instrutor, a sabedoria do teu interior.

Mudar, não por causa da mudança, mas mudar para melhor.

Empenhar-se ativamente para alcançar determinado objetivo dá à vida significado e substância.

Saber não é o bastante, é preciso aplicar. Querer não é o bastante, é preciso fazer.

Não importa quão grande ou pequeno um homem pareça ser; ele não é nada sem sua integridade.

A vida é um processo fluente e em alguns lugares do caminho coisas desagradáveis ocorrerão. Podem deixar cicatrizes, mas a vida continua a fluir. É como a água fluente, que ao estagnar-se, torna-se podre; não pare! Continue bravamente, porque cada experiência nos ensina uma lição.

Absorva o que for útil, rejeite o que for inútil. Acrescente o que é especificamente seu. O homem, criador individual, é sempre mais importante que qualquer estilo ou sistema estabelecido.

Como a água, um combate não pode ter forma definida.

Nenhum caminho por caminho, nenhum limite por limite.

A tradição nada mais é que uma fórmula imposta pela experiência anterior... mudem, precisamos reformular nossa fórmula!

Quando a geração mais velha diz NÃO a algo, geralmente desaprova sem análise, peremptoriamente... só porque a tradição diz ser errado! Raros são os indivíduos que usam a mente para chegar à verdade e expressar sinceramente seus reais sentimentos.

O vazio é algo que fica bem no meio entre isto e aquilo. O vazio tudo inclui e não tem contrapartida, nada vem a excluir ou a contestar. O vazio é vivo, pois todas as formas dele emergem. E aquele que compreende o vazio fica cheio de vida, de força e de amor por todas as coisas.


Links:

Wikipedia

Frases famosas

Jeet kune do








0 comentários:

Related Posts with Thumbnails