sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

O FILME DA HORA




por Thintosecco



O JOGO DA IMITAÇÃO se passa durante a Segunda Guerra Mundial e conta a história do matemático inglês Alan Turing, que foi não apenas um herói daquele conflito, pelos aliados, mas um herói da ciência da computação. 

Em 1943, sob sua liderança foi projetado o Colossus, computador que utilizava símbolos perfurados em fitas de papel que processava a uma velocidade de 5 mil caracteres por segundo. O Colossus tinha a missão de quebrar códigos alemães ultra-secretos produzidos por um tipo de máquina de codificação chamada Enigma. Os códigos mudavam frequentemente, obrigando a que o projeto do Colossus devesse tornar a decifração bastante rápida. 

Através da máquina de Turing, a codificação nazista foi decifrada, e as informações contidas nas mensagens que as Máquinas Enigma não protegeram são geralmente tidas como responsáveis pelo fim da Segunda Guerra Mundial pelo menos um ano antes do que seria de prever. 




O Colossus foi o primeiro computador eletrônico programável construído pelo Homem. Quanto ao ENIAC (Electronic Numerical Integrator Analyzor and Computer), que muitos mencionam como sendo o primeiro computador, também foi inventado com o objetivo de ajudar o exército americano durante a 2ª guerra mundial, mas só ficou pronto depois do término da guerra, em 1946.

Turing foi perseguido em razão de sua orientação sexual. Como homossexual declarado, no início dos anos 1950 foi humilhado em público, impedido de acompanhar estudos sobre computadores, julgado por "vícios impróprios" e condenado a terapias à base de estrogênio, um hormônio feminino o que, de fato, equivalia a castração química e que teve o humilhante efeito secundário de lhe fazer crescer seios (ginecomastia).

O filme é um dos favoritos ao Oscar 2015. 

Recomendo a análise do filme feita pelo site TECHMUNDO :

 
Links de referência:


MÁQUINA ENIGMA (Wikipedia) 




0 comentários:

Related Posts with Thumbnails