domingo, 5 de maio de 2013

TOUCH DOWN!

 




por Quatermass



OBLIVION (Oblivion (esquecimento) – 2013) baseia-se uma graphic novel homônima que nunca foi editada nos EUA pela Radical Publishing. Por sua vez, a Universal comprou os direitos, reescrevendo o roteiro várias vezes. Agora, nobre internauta: valeu a pena? Com toda a certeza! 


Assim como em Prometheus o androide David buscava ser o alter ego de Peter o’Toole/Laurence da Arábia, e com isto roubava para si as melhores falas; Oblivion é um drama de ficção científica mesclando futuro com raro romantismo retrô narrado pelo “Tech 49” Jack Harper (Tom Cruise). Romantismo pelo passado, romantismo pela esposa esquecida, romantismo pelo amor à Terra e por toda a sua significância ante o universo. 









A história: no ano de 2077, passados 60 anos da invasão dos saqueadores. Os alienígenas destruíram a Lua, o que ocasionou todas as hecatombes naturais possíveis. Terminada a guerra após o uso de armas nucleares, a Terra agora jaz deserta e estéril. Victoria e Jack são os dois únicos humanos responsáveis pela manutenção dos droides que zelam pelas gigantescas plataformas que secam os mares continuamente e logo partirão para Titã, lua de Saturno e novo lar da humanidade.


 Mesmo tendo sua memória removida há cinco anos “pela segurança da missão”, insistentemente e inconscientemente luta contra tal bloqueio. Isto é o que foi narrado pelo protagonista “Tech 49” durante os primeiros quarenta minutos, até o momento em que uma nave cai na Terra e ele encontra uma misteriosa sobrevivente. 


Sobrevivente reconhecida em seus sonhos, cujo significado lhe é completamente obscuro, até que, aos poucos, Jack e você, internauta, descobrem que o inimigo é outro e que o mocinho involuntariamente trabalha para o lado errado.


 










 O filme bem que poderia chamar-se “nada é aquilo que você pensa” ou “outro dia no paraíso”, mas a forte carga emocional de Harper torna-se o elo lógico da trama. Depois disto é reviravolta seguida de reviravolta (ou surpresa após surpresa). 


Não é um roteiro fácil de digerir.   George Lucas  jamais  faria um filme destes,  ainda mais sem John Willians; ao contrário, a trilha composta pela banda M83 surpreende também, e sem ela muito da beleza plástica se perderia.


Para falar a verdade, Oblivion significa muito mais que ver e ouvir: visual e sonoramente deslumbrante, aparenta ser mais um cliché,   mas não,  o termo exato é surpreender, exatamente como sua história. 










0 comentários:

Related Posts with Thumbnails