domingo, 15 de julho de 2012

O grafeno e a nanotecnologia do carbono





"Em 2004, quando fizeram a descrição experimental do grafeno e suas propriedades eletrônicas, viu-se algo excepcional. Ele tem alta mobilidade a temperatura ambiente (tempo que o elétron navega sem colidir com nada), o que é muito difícil, pois a maioria dos materiais perde mobilidade quando aumentamos a temperatura. Ele é o material mais impermeável do mundo, capaz de segurar até mesmo o Hélio, um átomo dificílimo por ser pequeno e leve, e também é o mais forte do mundo. Dentro das suas proporções, é mais forte que diamante. Nele, a velocidade dos elétrons também é altíssima: no primeiro estudo, foi de 1000 km/s, o que é cerca de 60 vezes melhor do que o silício. Neste novo trabalho, observamos que essa velocidade pode triplicar – chegar a três mil quilômetros por segundo."(prof. Daniel Elias, em entrevista à revista Info).

Os trabalhos revolucionários sobre o grafeno valeram o Nobel da Física de 2010 ao cientista russo-britânico Konstantin Novoselov e ao cientista holandês nascido na Rússia Andre Geim. O interessante é que a pesquisa deles começou com dois materiais muito simples: a ponta de um lápis e uma fita adesiva. O grafeno é obtido a partir do grafite, que na verdade já é composto de várias camadas de grafeno.

O futuro da tecnologia estará na ponta do lápis?



Confira no vídeo e nos links a seguir.


Em tempo: Cientistas criam um nanofiltro de grafeno que serve como dessalinizador de água. A grosso modo pode-se purificar a água do mar para consumo sem utilizar energia, praticamente um marco tecnológico e humanitário.




Baita dica do MrOx. Valeu!







1 comentários:

Taiguara disse...

Tudo isso me faz pensar o quanto maravilhosas são natureza e a graça divina. Essa parte de tirar o sal da água do mar, então... O Homem faz a sua parte, com o estudo e o trabalho, e colhe os frutos. Quando parece que já chegamos longe, percebemos que é apenas o começo. Devemos agradecer e pedir sabedoria para saber usar toda essa tecnologia. E que venha o futuro!

Related Posts with Thumbnails