quarta-feira, 18 de maio de 2011

FLASH GORDON, UM HERÓI DE GERAÇÕES.


Flash Gordon foi criado por Alex Raymond é o segundo herói espacial das histórias em quadrinhos (o primeiro foi Buck Rogers). Foi publicado pela primeira vez em uma prancha dominical de 7 de janeiro de 1934.


Em 1933 , a King Features Syndicate abriu um concurso para descobrir personagens de qua- drinhos que rivalizassem com Buck Rogers e Tarzan de sua concorrente, a Pulitzer Syndicate. Alex Raymond se inscreveu e ganhou, passando a desenhar Flash Gordon e Jim das Selvas (que completava a página) para o New York American Journal. Poucas semanas depois, Raymond passaria também a desenhar o Agente Secreto X-9, outra encomenda da King Features para contrabalançar o sucesso de Dick Tracy, da Pulitzer.

No Brasil, o primeiro capítulo (ou "prancha dominical") de Flash Gordon no Planeta Mongo foi publicado no nº 3 do Suplemento Infantil do jornal A Nação, do Rio de Janeiro, em 28 de março de 1934.
(extraído da Wikipedia)


São gerações de fãs de Flash Gordon e de seu criador Alex Raymond. Alguns lembram mais do Flash dos anos 70/80, nem tanto pelo filme, mais pela trilha da banda Queen e pelos desenhos da Filmation. Outros, mais antigos, curtiram os velhos seriados produzidos para o cinema, dos anos 30/40. Para as duas tribos, seguem os vídeos abaixo.





0 comentários:

Related Posts with Thumbnails