sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

BIRDS OF PREY





por Quatermass








Birds of Prey (1973) ainda é um telefilme acima da média.





Protagonizado por David Janssen (1931-1980), aqui faz o papel do herói solitário: ex-piloto militar, agora monitorando tráfego de veículos a serviço de uma rádio local.

Tem seus dias de tédio interrompidos quando uma quadrilha assalta um banco, leva uma refém e parte em outro helicóptero. É o começo de uma das mais originais e bem boladas histórias de perseguição.






Significa também que há momentos de pausa, inclusive quando o helicóptero dos ‘bad guys’ pousa num cume nas Montanhas Rochosas e nosso benfeitor em outro.

Os caras do mau então perguntam ‘qual é a dele’ e nosso ‘exemplo de Henry Fonda’ (cara certo, no lugar certo, fazendo a coisa certa) responde que está determinado a resgatar a mulher e ferrar com os sujeitos.

Ao resgatar a refém, a situação se inverte: o gato passa a ser o rato. A ação prossegue então até o inevitável final.






Na verdade, nosso herói está deslocado do front e faz da perseguição aos criminosos um ‘remake’ dos tempos de guerra.

Há muito jazz correndo solto (fenômeno típico da TV americana do início dos anos setenta), bem como os inevitáveis estereótipos: o herói em seu helicóptero tipicamente americano; enquanto que a outra máquina é francesa (um belo Alouette).







Apesar de trazer do fundo do baú esta relíquia do passado para compartilhar com os nossos caros e fiéis internautas (exibido pela Rede Globo durante a segunda metade dos anos setenta), a nota triste fica por conta da velha história: é um telefilme e nunca saiu em VHS nem DVD no Brasil.

Fica o registro do inesquecível ‘Fugitivo’ (David Janssen): um bom ator, apesar de sempre ser lembrado na tela pequena.





4 comentários:

Anônimo disse...

Incrível! Eu via esse filme na Globo, de madrugada, 70/80, e desde então ando atrás dele. Já procurei na internet e não acho nada, mas é a
primeira vez que vejo alguma referência a ele. Parabéns pela "arqueologia fílmica"!!!! Jose Luís-Santos/SP

Anônimo disse...

Acrescentando: aqui: http://www.podnapisi.net/birds-of-prey-1973-subtitulos-p27418 , tem legendas em espanhol. Agora só faltam os links. JL

Thintosecco disse...

Valeu muito, Jose Luiz! Como já temos o filme (até então sem legendas), poderemos ter novidades em breve. Avisarei por aqui. Saudações!

Anônimo disse...

Oi, estou a procura do filme abaixo:
Birds of Prey (1973) C/ DAVID JANSSEN dublado, filme excelente, mas com a retirada do megaupload, não sei onde conseguir, se alguém puder me ajudar, favor postar o site nesta página.
Origado!!!

Related Posts with Thumbnails