sábado, 24 de julho de 2010

RENATO CANINI



Passou hoje, no Jornal do Almoço da RBS TV de Porto Alegre, uma matéria sobre o cartunista Renato Canini, o grande recriador do Zé Carioca nos anos 70. Que gibis bons aqueles!




"Mais de 30 anos depois, a passagem de Canini pelas histórias em quadrinhos do Zé Carioca é considerada a fase áurea do personagem. (...) Canini desenhou mais de cem estórias do Zé Carioca, fora as do Pateta e do Urtigão. Revolucionou a imagem do personagem. Tirou-lhe a casaca, a gravata borboleta e o chapéu panamá. Vestiu-lhe uma camiseta e deu-lhe amigos negrinhos. Zé Carioca foi morar na favela, em casebres caindo e cheios de remendos."

"Em 1976, disseram que ele estava se afastando do padrão da Disney. Canini não aceitou que o Zé saísse da favela e (...) que voltasse a vestir o casaco e a gravata borboleta. Foi demitido."



Até hoje, quando entro numa loja que trabalha com gibis antigos "estico o olho " para ver se não tem alguma daquelas velhas revistinhas do Zé Carioca da época do Canini. As histórias eram mesmo muito diferentes do "padrão Disney". Mas eram também ótimas.

Uma das que mais lembro foi "Zé Carioca no Reino da Pindaíba", ocasião em que o Zé entra num bueiro e vai parar num mundo subterrâneo, habitado somente por mendigos, onde vem a ser aclamado rei!

E uma outra aventura engraçadíssima se passa num dia de sol escaldante em que o Zé usa diversas artimanhas para tentar tomar um banho de piscina. O quadrinho inicial já era hilário, com uma dona-de-casa fritando um ovo na careca do marido!


Curiosamente, o recriador do Zé Carioca nunca esteve no Rio, trabalhava em Porto Alegre e enviava seus trabalhos para São Paulo!
Hoje aposentado, Canini reside em Pelotas/RS. Mas continua morando no coração e memória de quem leu aqueles gibis.




Segue o vídeo apresentado no JA, que começa com uma uma matéria sobre a rainha da Oktoberfest. A reportagem com o Canini inicia aos 1m30s. Na sequência, um vídeo que encontrei no You Tube, com o quadrinhista contando sua história na FIQ 2009.












O Canini também trabalhou na antiga revista Recreio.
Lembram dela?


Para saber mais sobre a trajetória do artista, recomendo os dois links abaixo, dos quais retirei o texto no início deste post.


http://www.amigosdepelotas.com/2009/09/canini-o-inventor-do-ze-carioca_26.html

http://oglobo.globo.com/blogs/Gibizada/posts/2009/10/03/a-alma-gaucha-do-ze-carioca-hq-perfis-3-229004.asp


Valeu!
(post atualizado em 28.07.2010)


2 comentários:

nnacsa disse...

E todo mundo lembra dele com o ZÉ Carioca mas o que realmente impressiona é seu traço em seus personagens. Tenho todos os Recreio, a revista Craz com o Kactus Kid, as tiras, ele é um gênio!

Francisco Carlos Amado disse...

Eu adoro o Canini desde os 13 anos em que passei a ler aquelas histórias do ZC que pareciam escrachadas, moderninhas e pra-frentex! Foi uma descoberta esse cara! Idolatro ele desde então, lá pros anos de 1973 e lá vai pedrada...que saudade desse desenhista depois que descobri seu paradeiro e aventuras de vida! Canini, beijo e abraço meu querido acompanhante de minha infância!

Related Posts with Thumbnails