sábado, 19 de junho de 2010

NA CAMA COM JOHN LENNON












Quatermass




Esta postagem é propositalmente sarcástica. Segunda-feira (07.06) Thintosecco entusiasticamente descreveu para este comentarista o show que assistiu de uma banda cover dos Beatles, o excepcional conjunto argentino “The Beats”.


Durante a apresentação, o inusitado: o cover de John Lennon aparece solo na cama cantando “Give Peace a Chance”. Digo ‘solo’, porque foi uma bem humorada reencenação das famosas entrevistas com John e Yoko no ‘leito do amor’, para protestar, dentre tantas coisas, contra a guerra.


Voltando ao show, nosso blogmaster contou a incrível capacidade dos ‘hermanos’ em executar as complexas canções dos Beatles.




Porque complexas? Já ouviram algum álbum deles? Então sabem que em cada disco é composto por músicas que ora é balada, rock, blues e experimentações instrumentais, seja por Lennon ou George Harrison. Os Beatles não revolucionaram o Rock, eles passaram por um processo evolucionário.



No álbum Revolver, por vezes, a sitar de Harrison nos faz pensar: eles compuseram ou viraram cover de uma banda indiana? Sua evolução não ficou nas músicas: o visual comportado no início da carreira, de cabelinho curto e gravata, passou para barba, cabelo comprido e bigode.



Suas concepções artísticas e críticas foram se elevando cada vez mais, ascendendo sempre até a inevitável separação. Injustamente os fãs culpam Yoko Ono pelo ocorrido, mas sejamos francos - havia três gênios no conjunto: Paul, John e George. Ringo Starr, com sua voz desafinada, mais parecia ter caído de pára-quedas sem saber direito onde e com quem estava!




Cada um tinha uma concepção musical própria. Compunham e tocavam com qualidade, jogando tudo em álbuns que mais pareciam saladas musicais do mais alto nível: Help, Revolver, Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, Magical Mystery Tour, álbuns conceituais e, via de conseqüência, referência para as bandas que se seguiram.


Suas músicas não obedeciam qualquer ordem lógica, seja ritmo, melodia, letra ou instrumento. Em suma, uma verdadeira anarquia harmônica. Os Beatles foram a vertente anarquista da música: os primeiros e únicos! A incompatibilidade de gênios e egos tratou do resto!

Além de seu legado musical, nos resta então os covers, que, pelo jeito, quase chegam lá!




1 comentários:

MrOX disse...

Nostalgia !! Baita post !

Related Posts with Thumbnails