quarta-feira, 23 de junho de 2010

KRISHNAMURTI


Mais de uma vez amigos me recomendaram a leitura de textos do pensador indiano Jiddu Krishnamurti. E, acreditando na validade dessas reflexões, divido com vocês no blog alguns de seus pensamentos, que inclusive estão na wikipedia. Confiram.



"Afirmo que a Verdade é uma terra sem caminho. O homem não pode atingi-la por intermédio de nenhuma organização, de nenhum credo (…) Tem de encontrá-la através do espelho do relacionamento, através da compreensão dos conteúdos da sua própria mente, através da observação. (…)"


Podemos ir longe, se começarmos de muito perto. Em geral começamos pelo mais distante, o "supremo princípio", "o maior ideal", e ficamos perdidos em algum sonho vago do pensamento imaginativo. Mas quando partimos de muito perto, do mais perto, que é nós, então o mundo inteiro está aberto — pois nós somos o mundo. Temos de começar pelo que é real, pelo que está a acontecer agora, e o agora é sem tempo.


… Falamos da vida — e não de idéias, de teorias, de práticas ou de técnicas. Falamos para que olhe esta vida total, que é também a sua vida, para que lhe dê atenção. Isso significa que não pode desperdiçá-la. Tem pouquíssimo tempo para viver, talvez dez, talvez cinquenta anos. Não perca esse tempo. Olhe a sua vida, dê tudo para a compreender.


Estou apenas a ser como um espelho da vossa vida, no qual podeis ver-vos como sois. Depois, podeis deitar fora o espelho; o espelho não é importante.










No vídeo: Paz é relacionamento sem conflito.



2 comentários:

Anônimo disse...

Excelente postagem! -
Se nas tuas postagens voce puder manter este nível, este grau, esta profundidade e este alcance, sem sombras de dúvidas, a energia do teu blog irá ressoar por todos os cantos dos Universos conhecidos e desconhecidos.

Parabéns!

Bere disse...

"Afirmo que a Verdade é uma terra sem caminho..." é maravilhoso! Muito legal o blog.

Related Posts with Thumbnails