quinta-feira, 3 de junho de 2010

"EU QUERO É BOTAR MEU BLOCO NA RUA"


Thintosecco




Muitas vezes a realidade dos fatos supera a lógica comum, principalmente em se tratanto de comportamentos humanos.


Um exemplo: na primeira metade dos anos 70, o Brasil viveu o auge da censura imposta pelo regime militar. Entretanto, naquela mesma época, a música popular brasileira foi criativa como nunca. É verdade que vários músicos dessse tempo foram "de um sucesso só", mas nem por isso deixaram de ser importantes.




Provavelmente só os mais antigos ouviram falar em Sérgio Sampaio. Lá pelos idos de 1973 ele lançou a música que dá título a este post. "Eu Quero É Botar Meu Bloco Na Rua" foi sucesso em festival e tocou muito nas rádios. E, embora o LP de mesmo nome não tenha vendido bem, marcou a época.




Porém esse compositor, que é tido como um dos "malditos da MPB" (junto com Tom Zé, Walter Franco e outros) também foi amigo e parceiro do saudoso Raul Seixas. Sérgio foi um dos co-autores do proscrito álbum "Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das Dez", que custou a Raul seu emprego na gravadora CBS, mas também precipitou o início de sua carreira solo.



Essas histórias e outras, que fazem parte da biografia do Sérgio Sampaio, podem ser conferidas nos links ao final, que recomendo. No mais, é muito bom ouvir de novo o "Bloco na Rua", que foi uma bela lembrança de um parceiro/co-autor deste blog, o nosso "Prof. Quatermass".





Pra encerrar, vale lembrar que essa música (e outras da época, como as do Chico Buarque, por exemplo) foi adotada como parte do repertório chamado "de protesto". A arte não combina com censura; ao contrário, a ela se opõe.


Nos últimos tempos, temos visto que blogs/fóruns na rede tem sido cerceados sob acusação de pirataria, mas quem é atingida é a cultura, conforme já manifestei em outras ocasiões nesse blog. Não é o caso de ir à guerra. Mas saibam que a arte , que está bem presente nos velhos (porém bons) filmes e quadrinhos saberá dar a volta por cima. Abraço!



LINKS:

Coisas e afins

Recanto das palavras

Poeira e cantos

Sacudinbenblog

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails