sábado, 15 de agosto de 2009

REVISTAS

Thintosecco


Há algum tempo me pediram para escrever sobre revistas no blog. Não sou nenhum especialista, mas acho que posso recomendar três leituras aos amigos. Sabem que, por incrível que possa parecer, ainda existem algumas publicações que podem valer uma visita a uma banca/revistaria e o investimento de alguns reais?




GALILEU
.
Como muitos hão de concordar, essa concorrente da Superinteressante há muito tempo superou sua rival e me parece que segue abrindo vantagem. Cada vez melhor essa revista, até de forma supreendente. Não se aprofunda demais nos temas científicos (quem quiser seguir por esse caminho tem a opção da Scientific American em versão nacional) , mas de fato traz assuntos interessantes. A
edição atual relaciona 20 brasileiros geniais da atualidade, incluindo o neurocientista Miguel Nicolelis, a geóloga da NASA Rosaly Lopes , o quadrinhista Rafael Grampá e até o Marcelo Tas (do CQC) , mas como todo tipo de lista essa também tem suas polêmicas, como incluir o Boninho, aquele do BBB (?). Uma outra matéria instigante é "O Futuro da Arte", que assim como outras, também vale ser conferida.


PIAUÍ.

Textos alternativos e inteligentes que vão da política às artes. Bem diferente, tanto na forma como no conteúdo, do que se encontra em revistas do tipo Veja ou Isto É. Mas é uma revista até difícil de comentar, porque os colaboradores são variados e cada edição é diferenciada. E ainda não conferi a atual, n° 35.




ROLLING STONE.
A versão nacional dessa revista clássica que trata de música e cultura pop em geral. O detalhe é que o site da Rolling Stone está bem legal e dá uma boa "palhinha" do conteúdo da revista impressa. Destaques do mês: Os 20 anos sem Raul e os 40 anos do Festival de Woodstock. E às vezes tem até mulher bonita, como no exemplo ao lado.

Não faz muito tempo se dizia que o importante era o acesso à informação. Acho que já estamos numa fase em que - salvo o caso daquelas pessoas ainda completamente excluídas na sociedade - quantidade de informação não falta mais. A questão é muito mais a qualidade da informação. Qualidade essa que, procurando bem, se acha. Abraço!

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails