domingo, 21 de junho de 2009

EFEITO BORBOLETA



Thintosecco
(com grande força de
MrOx e Bianca)



Você já teve vontade de voltar no tempo e corrigir seu passado? Retornar até o momento exato daquela besteira cometida e fazer tudo de novo do jeito certo? Quem sabe, ter paciência naquela ocasião em que você "chutou o balde" ou então tomar uma atitude naquela hora em que cruzou os braços? Talvez fôssemos mais felizes se algumas coisas tivessem acontecido de uma forma em nossas vidas, é o que pensamos muitas vezes, não é?


Essa é a questão central do filme Efeito Borboleta (2004). Ou, pelo menos, uma delas, já que roteiro desse filme é inteligente e muito rico, tendo sido desenvolvido a partir das noções da Teoria do Caos, sendo que uma de suas bases é o próprio Efeito Borboleta que dá título ao filme, estudado pelo meteorologista Edward Lorenz.


"Observando os efeitos caóticos, Lorenz notou que variações muito pequenas aleatórias poderiam gerar um efeito dominó que elevava o grau de incerteza em eventos futuros, realimentando os graus de aleatoriedade. Desenvolveu teorias que demonstravam que a partir de variações mínimas haviam acelerações nas precipitações de dados em determinadas direções que mudavam completamente o resultado de uma determinada experiência. Em função de suas constatações o meteorologista chegou à conclusão que as previsões de fenômenos climáticos só poderiam adquirir certo grau de precisão utilizando equações matemáticas que levassem em conta o alto grau de incerteza nos eventos." Confira mais na Wikipedia.


No filme, o protagonista Evan é apresentado como um sujeito que tem um problema neurológico, cuja consequência principal é ter lapsos de memória, de modo que não lembra de certos acontecimentos de seu passado. Entretanto, não por acaso, esse esquecimento é relativo a fatos muito importantes no destino de sua vida e/ou na de pessoas próximas, ocorridos principalmente na infância. Um desses episódios, por exemplo, foi quando ele mais três amigos resolveram detonar - literalmente, usando uma banana de dinamite! - a caixa de correio de uma vizinha. O cara não se lembra exatamente o que aconteceu, mas sabe que o gordinho da turma não foi o mesmo desde então, aparentando inclusive problemas psiquiátricos. E assim muitas outras situações.


E daí? Daí que o personagem principal, já adulto, descobre como se lembrar desses fatos que marcaram sua vida. Só que, ao lembrar, ele os revive, como que retornando àquele momento. E mais: consegue alterá-los, mudando o curso de sua história dali em diante. Assim, passa a viver numa realidade alternativa, até que se lembre de outro fato importante e o altere também, surgindo outra realidade. O problema é que, mesmo possuindo este "poder" e usando-o, nenhuma das realidades lhe satisfaz totalmente.

Não vou contar o filme, o bom mesmo é assistí-lo! E acredite,está disponível no You Tube em versão dublada. Só não sei por quanto tempo. De qualquer modo, seguem abaixo as duas primeiras partes.

Em tempo, registro aqui o meu agradecimento ao amigo e "planetário" MrOx por mais esta grande sugestão! E obrigado e parabéns também à Bianca que, aliás, já tinha comentado (e bem) sobre o filme no blog A Vida Feliz. Valeu!





0 comentários:

Related Posts with Thumbnails