terça-feira, 3 de março de 2009

BATTLE OF BRITAIN




por Quatermass



Tempos atrás, este blog postou uma vinheta sobre A Batalha da Grã-Bretanha. Mais espe- cificamente, sobre sua trilha sonora. Battle of Britain é uma superprodução inglesa do final dos anos sessenta (1969) em comemoração aos trinta anos da batalha travada sobre a ilha, em que os alemães quase ganharam!


Infelizmente é da safra de filmes de guerra com elenco estelar (Laurence Olivier, Trevor Howard, Michael Caine, Christopher Plummer, Curd Jürgens, Michael Redgrave, Robert Shaw e outros) fundido com documentário, tipo Tora Tora Tora e O Mais Longo dos Dias: ou seja, é um filme chato! Porém, contudo, todavia, entretanto... também sou saudosista! Portanto, lá por 1975, quando assisti pela primeira vez na antiga TV Difusora (atual Bandeirantes) fiquei maravilhado! E com razão!


Ainda é um dos poucos filmes em que se vislumbram cenas reais em pleno vôo do caça alemão Messerschmitt 109 (fabricado sob licença na Espanha nos anos quarenta, porém com outro motor, arghhh!) e do bombardeiro Heinkel 111 (idem!); ou o famoso Spitfire inglês (este sim, belíssimo e sem engendração) e o verdadeiro herói daquele evento, o Hurricane.


A música faz jus ao elenco e à batalha: a marcha do Comando de Caças da RAF é grandiosa e tão inesquecível para os ingleses como o ocorrido há quase setenta anos, ou seja, a composição de Ron Goodwin imortalizou e indissociou ambos.


0 comentários:

Related Posts with Thumbnails