quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O TÚMULO DO FILME DESCONHECIDO



por Quatermass



Nas nações ocidentais é comum erigirem túmulos contendo os restos mortais de um soldado tombado em combate, cuja identidade é desconhecida. Já para um cinéfilo, a pior coisa que pode acontecer é ter vaga lembrança de um filme, sequer recordando o diretor, ator ou detalhes que identifiquem a obra.



Lembranças não faltam, porém, um telefilme há muitos anos me chamou a atenção. Justamente um telefilme! Se as atuais revistas de cinema e vídeo somente evocam lançamentos, imagine encontrar referências de um telefilme!


E o mais engraçado disso tudo é que somente me voltou à memória graças a um genial episódio de Além da Imaginação, quando ainda era exibido nos Sábados Sci-Fi do então Canal USA. Ambos retratam, via ficção, sobre um triste incidente real. Mesmo assim, vamos seguir os passos de um processo investigativo.





Primeiro, sobre o telefilme: exibido na madrugada pela Rede Globo, entre 1977 a 1979. Segundo, os fatos: durante a Segunda Guerra Mundial, mais precisamente em abril de 1943, no retorno de uma missão de bombardeio à Nápoles, uma B-24 se desgarrou de seu grupo.


Devido à inexperiência do jovem navegador, a Lady Be Good seguiu cada vez mais para dentro do deserto da Líbia e nunca mais foi vista.


Dezesseis anos mais tarde, uma equipe de prospecção de petróleo localiza o bombardeiro quadrimotor quase intacto. Nos destroços não há vestígios da tripulação, pressupondo então que tenham saltado antes da queda por falta de combustível.






Terceiro, a ficção: uma B-25 (agora um bombardeiro bimotor) também cai no deserto. Toda a tripulação sobrevive, exceto um, que antes da queda pulou de paraquedas, sem ordens para tanto! Os que ficaram no avião permaneceram no local da queda à espera do resgate.


O tempo passa e os cinco tripulantes restantes ingressam numa rotina de tédio, interrompida apenas pelo fato de nunca poderem se afastar do avião. A mesmice é então quebrada pela chegada de militares e, com eles, o tripulante que havia deixado seus companheiros para trás, agora um oficial graduado mais velho e apreensivo. Seus companheiros festejam o salvamento e tagarelamente ficam em volta da equipe de resgate. Mas eles não os ouvem!


Um por um os tripulantes vão se dando conta do que realmente aconteceu e aos, poucos, vão sendo removidos. Com isto vão desaparecendo, menos um, o quinto que enterrou os demais. Daí surge o drama: aonde estará o quinto tripulante? Mais, ficará preso eternamente ao avião? Com remorsos, o oficial continua a busca!



Quarto, conclusão: e agora? Agora é manter as lembranças desta obra de ficção, um raro exemplo de telefilme bem feito.


Quinto: fatalisticamente falando, poderia terminar por aqui, mas, teimoso como sou, acabei descobrindo no Wikipedia o nome do referido filme, pondo um fim à investigação. Como? Arriscando! Como estava há tempos para comentar sobre o filme, consultei de última hora o artigo em inglês sobre o Lady Be Good e ao final, antes das referências, há menção sobre um telefilme de 1970 - Sole Survivor - qual terá sido o título aqui no Brasil?







Sexto: depois? Erigir um túmulo virtual a estas reminiscências, filmes sem nome e que representam o somatório de um pouco de tudo que já vimos e deixamos para o esquecimento!

4 comentários:

Taiguara disse...

Bem interessante esse telefilme. Curioso também o elenco, incluindo nomes conhecidos de velhos seriados dos anos 60, como o Willian Shatner e o Richard Basehardt. Santa memória!

Blog do Vinicius Mesquita disse...

Cara, não estou doido! Vc salvou minha vida (hehehehehe)! Achei que estava só ou vivia de alguma ilusão infantil. Há anos falo deste filme e ninguém conhecia! Bom demais descobrir que não "criei" nada. Valeu!

Brigitte Olichon disse...

Eu também passei anos falando dese filme - que ninguém viu!!!! E procurando pela net... Obrigada pela ajuda e pelos detalhes que me escaparam... Será que ainda há chance de encontrarmos este filme por aí?

Brigitte Olichon disse...

Acabei de descobrir que o nome, no Brsil, é "O Único Sobrevivente". ..

Related Posts with Thumbnails