segunda-feira, 29 de setembro de 2008

JOHNNY VAI À GUERRA


Quatermass





Johnny vai à Guerra (Johnny Got His Gun – 1971
) é um drama de guerra que pega pesado do início ao fim. Mais, é a antítese das produções hollywoodianas do gênero. Longe de ser belicista, sua mensagem também não é pacifista (mesmo porque até “pacifistas” tem interesses escusos).



É uma obra extremamente crua sobre a guerra, escrito e dirigido por Dalton Trumbo, perseguido pelo Macartismo nos anos cinqüenta, mas que sempre soube mesclar crítica com inteligência em seus textos.


A história se passa durante a 1ª Guerra Mundial – talvez a mais fútil de todas as guerras, se levarmos em conta que todas elas são produtos da estupidez humana. O soldado Johnny (Timothy Bottons, aliás Joe Bonham) é recolhido em um hospital, após ser atingido por uma granada. Da cirurgia só lhe restam a cabeça, o tronco e sua consciência. E é esta última que estabelece contato e empatia com o espectador.




Num primeiro momento, todo o seu discernimento está voltado para o que lhe aconteceu, culminando com a constatação de seu triste estado: sem braços, pernas, olhos, boca, ouvidos – apenas um toco com cabeça. Mas sua condição humana permanece – tal como comentei em O Incrível Homem que Encolheu (The Incredible Schrinking Man1957) – daí seu drama, não o nosso! O pesadelo é às vezes interrompido por uma conversa com Jesus – que serve de reconforto, crítica, mas acima de tudo razão.

Na segunda metade, descobre que mesmo sem recursos pode estabelecer contato com uma enfermeira e através dela alcançar sua redenção. Contudo, este filme é pura reflexão e não uma obra Spilbergiana – não tem finais felizes ou incoerentes – nada mais justo e condizente com este grande roteirista, e que somente foi liberado pela ditadura brasileira em fins dos anos setenta – por que será?



2 comentários:

Taiguara disse...

Alguns lembrarão de um clipe clássico da banda Metallica, totalmente feito em cima desse filme.

Podem conferir:

http://www.youtube.com/watch?v=-j39ABZyzek&feature=related

Anônimo disse...

Que pusta filme!!!
Lembro de tê-lo visto há muuuuuito tempo atrás, altamente recomendado!!!
Grande post!!!

Related Posts with Thumbnails