sexta-feira, 20 de junho de 2008

BUDDY HOLLY

Thintosecco




Na postagem anterior foi dito que o Chuck Berry criou o rock'n'roll. Que isto não conste como verdade absoluta. Poderia falar de Bill Haley e seus Cometas, com o clássico Rock Around the Clock (pode conferir o vídeo), além de vários outros. Mas prefiro lembrar de um outro pioneiro do rock que partiu já faz muito tempo: Buddy Holly. É esse cara aí ao lado, com pinta de nerd, sim!


Charles Hardin Holley (1936-1959) nasceu em Lubbock, Texas, em uma família de músicos. Cedo Buddy aprendeu a tocar violino, piano e guitarra. Ainda adolescente já tocava como profissional numa dupla country. A sua grande oportunidade surgiu quando fez a abertura de um concerto de Bill Haley and The Comets num espectáculo local. Foi contratado pela gravadora Decca e formou a sua própria banda, The Crickets. Entre as músicas que gravou encontrava-se "That'll Be The Day", cujo título retirou de uma frase dita por John Wayne no filme The Searchers.

A música de Holly era sofisticada para sua época, incluindo o uso de instrumentos ainda não vistos no rock. Dizem que foi o primeiro rockstar a usar uma guitarra Fender, por exemplo. Holly era um bom guitarrista rítmico, notável em músicas como "Peggy Sue" e "Not Fade Away". Compunha canções simples e românticas, mas também músicas que tinham letras mais sofisticadas, harmonias e melodias muito bem trabalhadas e complexas, como nunca haviam sido mostradas no gênero.



O estilo pessoal de Holly, mais controlado e cerebral que Elvis Presley e mais jovial e inovador que os astros western de sua época, teve bastante influência na cultura jovem nos dois lados do Atlântico. Em março de 1958, Buddy e os Crickets fizeram uma turnê pela Inglaterra e na platéia estavam dois adolescentes que entrariam para a história do rock. Um deles era Paul McCartney, que depois citou Holly como uma de suas principais influências (o nome da banda The Beatles, variação de " os besouros" foi escolhida boa parte, em função do nome da banda de Holly, "os grilos". O outro garoto era Mick Jagger, que também recebeu forte influência musical de Holly, tanto que um dos primeiros sucessos dos Rolling Stones foi uma versão de Not Fade Away.


Casou-se em agosto de 1958. Em 1959, Holly saiu dos Crickets e começou uma carreira solo com outros artistas, incluindo Ritchie Valens e J. P. Richardson (mais conhecido como "The Big Bopper"). Mas logo em fevereiro desse ano um acidente aéreo pôs fim à carreira e à vida de Buddy Holly, Valens e Richardson. Esse evento inspirou o cantor Don McLean a compor, em 1971, a música American Pie e marcou a data de 3 de fevereiro como "o dia que o rock morreu." Há pelo menos uma lenda curiosa sobre esse acidente: outro astro da época, Eddie Cochran, teria "perdido" um cara-ou-coroa com o Big Bopper para viajar no tal avião (isso aparece no filme La Bamba) e assim "escapou" do acidente. O Eddie acabaria falecendo no ano seguinte, num acidente de trânsito na Inglaterra. Na verdade, uma sucessão de outros acontecimentos nessa época atingiria a primeira geração de roqueiros e atrasaria em alguns anos a evolução do rock: Elvis no exército, Chuck Berry preso, Jerry Lee Lewis envolvido no escândalo do casamento com a prima adolescente, e por aí vai. O rock'n'roll ressuscitaria, com mais força, em meados dos anos 60, principalmente por causa de quatro ingleses "cabeludos". Mas essa parte da história acho que não preciso contar!




Texto retirado e adaptado, em maior parte, da wikipedia. Infelizmente retiraram do You Tube o melhor vídeo...

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails