sábado, 12 de abril de 2008

O HOMEM FOI À LUA?



por Quatermass




Como é triste a velhice! Quarentão como sou, vou ficando cada vez mais incrédulo! Quando jovem assisti certa vez Capricórnio Um (1977) de Peter Hyams. Neste filme, um lançamento espacial malogrado é interrompido e em seu lugar é feita uma encenação, com direito a decolagem e pouso em Marte.


Na época (lá pelos anos oitenta) achei graça: que idéia mais besta! Onde já se viu! Hoje já não penso assim. De tanto dar panes nos ônibus espaciais, dos quais dois explodiram, me pergunto: aonde foi parar a tecnologia que levou o homem à Lua? Dizem que em nosso satélite foram colocadas bandeiras, espelhos refletores e deixados outros trastes. Porém, fica nisso: dizem!



Nos anos sessenta, o circuito integrado, recém criado, tinha menos capacidade que o de uma calculadora atual. Com esta tecnologia nunca tiveram um foguete (com tripulantes) explodido! É verdade que houve o desastre com a Apollo I, resultando na morte de todos os tripulantes, quando irrompeu um incêndio no modulo de comando. Mas num teste com o foguete no chão!


Com a Apollo 13 aconteceu toda aquela desgraça e vitoriosamente retornaram a Terra. Será que realmente aconteceu? O Programa Apollo estava em crise! O desastre chamaria a atenção mundial... E agora?


Em pleno século 21 mal conseguimos permanecer em órbita da Terra. Quando um ônibus espacial decola, lá vão os astronautas para uma missão externa: não para fazerem pesquisas no espaço e sim para consertar a nave! Se não é sucata, representa um traste de pouca utilidade (seria como estar num barco cheio de furos, que ao invés de navegar, passaríamos o tempo tirando a água que entra).


A China está alcançando os USA e a Rússia no campo espacial. Mas será que conseguirá sair da órbita terrestre? No ritmo que vão, com certeza. Mas uma dúvida perversa permanece: será que não é pela primeira vez?


Pra poupar o tempo de quem ficou curioso sobre a teoria conspiratória segundo a qual o homem jamais foi à lua, segue o link de um site brasileiro que defende esta idéia, (afraudedoseculo.com.br). E aqui, outro, que rebate tais argumentos (projetoockham.org). Recomenda-se dar uma olhada nos dois. Depois, - plagiando um antigo programa de tevê - você decide!


Seguem dois vídeos. Primeiro, o trailer de Capricorn One. O segundo é apenas uma piada, mas pode valer por mil comentários!





1 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Related Posts with Thumbnails