quinta-feira, 6 de março de 2008

FIREFOX




por Quatermass







E lá vai ele! Voando a mais de mach 3 pelos céus da União Soviética. Pára aí! Firefox não é um navegador da web? Que faz ele lá em cima?





Este Firefox é mais antigo. Para a maioria dos internautas que somente conhecem o software, este Firefox é o codinome de um super caça desenvolvido pela URSS, o então MiG-31 e roubado por um piloto americano. MiG: aglutinação dos sobrenomes dos principais engenheiros do birô de projetos, Artem Mikoyan e Mikhail Gurevich.




Firefox (1982) é um filme misto de espionagem com aventura dirigido e atuado por Clint Eastwood. O velho Clint é Mitchell Gant, piloto veterano do Vietnã e bamba no que faz. É introduzido no outro lado da cortina de ferro por agentes da CIA para chegar até o avião. Para tanto o expectador tem de esperar 60 minutos de idas e vindas. Já no cockpit é que o filme literalmente decola.




 

O Firefox em si é uma viagem: design stealth, comandos pela mente e armamento formidável (com direito à câmera na cauda para visualizar o inimigo por trás).




Apesar de terem se passados 26 anos, os efeitos de John Dykstra são bons e as tomadas aéreas ainda melhores. É aventura bem ao gosto Era Reagan, onde os Estados Unidos representam a liberdade e a URSS o Império do Mal. Mas como todo filme de aventura, despreze o bom senso e caia na gandaia. Na época, foi acusado de reacionário e fascista. Mas isto também é bobagem, perto do que foi produzido anos depois. 



O gozado nisto tudo é que pela direção de Eastwood os russos não são demonizados, pelo contrário, são empáticos. Antipáticos sim são os americanos, com aquela história de serem os melhores em tudo que fazem (até a CIA se mostra competente, incrível), de terem compaixão pelas minorias, de agirem sempre como cowboys e de tratar o resto do mundo como um bando de trouxas.




Para finalizar: esta história não é original. Lembro-me muito bem do episódio piloto de um seriado com marionetes de Gerry Anderson chamado Joe 90 (que 99% dos internautas não conhecem, mas que já passou no Brasil nos anos setenta pela TV Tupi) em que um menino dotado de habilidades técnicas inseridas cientificamente vai à URSS, rouba um MiG e foge para o ocidente.



Coincidência né? Das duas uma: ou procura o citado episódio dos bonecos através da Internet, ou assiste a versão americana com atores cara-de-pau.
 


0 comentários:

Related Posts with Thumbnails