segunda-feira, 3 de março de 2008

ENCURRALADO






por Quatermass






As viagens do Rio Grande do Sul à
Santa Catarina são verdadeiras aventuras. A estrada que leva à Floripa é um misto de carros e muitos caminhões, todos em fila indiana, parecendo um comboio. Quando se ultrapassa, muita atenção é exigida, sob pena de colidir de frente com outro veículo na contramão. Pois bem! O que isto tem a ver com Encurralado? A grosso modo nada! Somente algumas semelhanças. Enquanto que aqui as estradas são esburacadas, no filme são de primeiro mundo. Em vez dos caminhões, um só. Mas o cuidado com a ultrapassagem supera as expectativas!


Dennis We
aver é o solitário protagonista de Encurralado (Duel - 1971), um dos primeiros trabalhos de Steven Spielberg, mas para a televisão. O surpreendente sucesso o levou à tela grande (tanto o filme quanto o diretor).


A história: David Mann (Dennis Weaver), um solitário motorista numa estrada tipo Rota 66 que, em meio ao tédio vislumbra uma velha jamanta a sua frente. Ao aproximar-se, tenta ultrapassá-la, mas é impedido. Quando finalmente consegue, percebe que foi iniciada uma verdadeira caçada, em que ele é a caça.






Quando quer, Spielberg faz obras-primas e este filme é uma delas. Não se vislumbra o motorista do caminhão, ao contrário, transfere a figura do caçador para a máquina, desloca o eixo caça/caçador para homem x máquina.
Trabalha também com o subconsciente da vítima: do desprezo inicial pela sucata que atrapalhava sua passagem ao pânico diante de um monstro de várias toneladas em seu encalço.


Numa breve pausa, Mann estaciona seu carro num restaurante de beira de estrada para se recuperar psicologicamente, mas mesmo ali volta o pânico ao ver o famigerado caminhão estacionado no pátio. Cadê o motorista psicopata? Dentro do bar. Mas há outras pessoas. Qual delas será? O que seria um descanso passa a ser um jogo de adivinhação, ao analisar as figuras presentes com o perfil de um criminoso.


Ah, esse Spielberg! Também denota seu talento ao transformar um banal incidente num thriller de uma hora e meia. Seria mais um filme de estrada, típico do início dos anos setenta, mas, ao contrário dos demais, o foco não está para qualquer tipo de crítica e sim para o suspense. Parabéns, conseguiu!


1 comentários:

Marlon de Barros - Redator Publicitário disse...

SÃO 5 DA MANHÃ E ESTOU VENDO O FILME NA GLOBO. SENSACIONAL!!
MARLON 7/6/08

Related Posts with Thumbnails