segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Roy Scheider (1932-2008)


Morreu neste domingo, 11 de fevereiro, o ator norte-americano Roy Scheider, mais conhecido do grande público por interpretar o chefe de polícia Martin Brody em Tubarão, dirigido por Steven Spielberg em 1975.

Nascido em 10 de novembro de 1932 em New Jersey, Scheider também teve atuações marcantes em Klute – O Passado Condena (seu primeiro grande papel no cinema, em 71); Operação França (71), no qual interpretou o parceiro do detetive vivido por Gene Hackman (e que lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar, como Coadjuvante); Maratona da Morte, de 76, onde viveu o irmão do personagem de Dustin Hoffman numa participação relativamente curta, mas intensa; All that Jazz – O Show Deve Continuar (79), que lhe valeu sua segunda e última indicação ao Oscar, agora como protagonista; e Mistérios e Paixões (91), dirigido por David Cronenberg. Ao todo, porém, o ator participou de mais de 50 produções, além de fazer pequenas aparições em séries de tevê como Law & Order: Criminal Intent e Third Watch.

Morto em função de uma infecção bacteriana, Scheider também fora diagnosticado há alguns anos como vítima de mieloma múltiplo (um tipo de câncer que acomete as células brancas do sangue) e vinha se submetendo a um tratamento intenso desde então. Ele tinha 75 anos de idade.


Retirado do Cinema em Cena.

Lá se foi o piloto do Trovão Azul... e o capitão do SeaQuest...



Bem, já que o Leandro mandou o texto acima, prontinho, e autorizou publicar... aí está.

A filmografia do Roy Scheider, extensa e bem variada, pode ser conferida no IMDB.

Todo mundo está falando de Tubarão, mas, para variar, fica um trecho da espetacular (e longa) perseguição de Seven Ups (1973).



0 comentários:

Related Posts with Thumbnails