quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

A MÃE DE TODOS OS ALIENS



por Quatermass



Acredite se quiser: Alien, o Oitavo Passageiro nada mais é senão uma ótima releitura de um filme trash dos anos cinquenta. Assim diz a crítica.



Na verdade, estou sendo extremamente maldoso, pois o filme não é tão, tão ruim. O Monstro Veio do Espaço (It! The Terror from Beyound the Space - 1958) tem o grande mérito de possuir uma ótima história, apesar da direção, elenco e todo o mais ser de quinta. Mas é “assistível” pelo simples fato de não ser uma obra ambiciosa. A história: o único sobrevivente de uma expedição espacial num planeta distante é resgatado por outra nave. Ao decolarem, levam, consigo o alien e a partir daí começam as mortes. Quem viu Alien sabe o que estou falando.


O bicho é daqueles em que um sujeito é fantasiado para este fim. Mesmo assim o filme de Edward L. Cahn consegue proeza rara hoje em dia: prender a atenção do expectador em seus inacreditáveis 69 minutos!


Agora, falando sério: eu mesmo já caí nesta armadilha de taxar este ou aquele filme disto ou aquilo, seja por comentários de terceiros, seja por preguiça de enxergar o algo mais. Às vezes (aliás, muitas vezes) fazemos com as pessoas. A fama chega antes do indivíduo. E daí? Daí que se quisermos realmente tirar proveito desta curta existência de vida devemos sempre estar preparados: primeiro, para os comentários; segundo, para o dito cujo; terceiro, e o mais difícil, prestar atenção.


Prestar atenção em que sentido? Em evitar o que fiz no início deste post! Conhecer os outros, começa pelo auto-conhecimento. Até que ponto somos melhores ou piores que o semelhante? Volto agora para o filme. Até que ponto O Monstro Veio do Espaço é tão ruim se dele, vinte anos depois, foi produzido um dos melhores thriller de todos os tempos?


0 comentários:

Related Posts with Thumbnails