sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Uma perda para os quadrinhos nacionais

Oscar Kern (1935-2008)



Quem me alertou para esta notícia foi o amigo Leandro (da antiga revistaria Planeta Proibido), a qual trascrevo conforme consta no site Universo HQ:


Um dos maiores conhecedores, defensores e reconhecidamente batalhadores dos quadrinhos brasileiros encerrou sua longa história. Na tarde do último dia 12 de janeiro, faleceu em Porto Alegre/RS o quadrinhista gaúcho Oscar Kern. Nascido em setembro de 1935, na cidade de Taquara/RS, Kern foi roteirista dos gibis Disney da Editora Abril, nos primeiros anos da década de 1970. O período curto foi suficiente para marcar seu nome entre os fãs da turma de Patópolis, escrevendo histórias (algumas delas publicadas em outros países) do Zé Carioca, Tio Patinhas, Pateta, Morcego Vermelho, Peninha e outros, além de criar personagens como o Senhor X e seus asseclas e o astronauta do planeta Tucânia. Em 1972, lançou o fanzine Historieta, um dos mais conhecidos e importantes da história dos quadrinhos nacionais e cuja última edição foi lançada em 2003. Nessa publicação, pela qual passaram nomes hoje consagrados no mercado nacional, como Mozart Couto, Emir Ribeiro, Mike Deodato e Renato Canini, ele também escreveu diversas aventuras. (...) Para a seqüência da matéria, siga este link.




Apesar de conterrâneo, não o conheci pessoalmente. Tive um dos números da Historieta, que foi o único lançado em bancas, em parceria com a Press Editorial, por intermédio do Franco de Rosa (também uma grande figura), e é a capa daquela edição que ilustra
esta postagem. O Oscar, com certeza, segue sua jornada em outro plano. Ficam aqui os nossos sentimentos e o registro do profundo respeito por seu trabalho, que será lembrado.


0 comentários:

Related Posts with Thumbnails